[Utilidade] - Saiba como alterar a letra de uma unidade de disco no Windows

Olá querido leitor, no artigo de hoje eu mostrarei a você como alterar a letra de uma unidade de disco (hd externo, pen drive etc.), para qualquer outra que você quiser — e que esteja disponível, é claro. Eu costumo instalar todos os meus programas no meu HD Externo, e deixo apenas o atalho dos programas na área de trabalho do computador. Sendo assim, se meu HD Externo não estiver conectado ao computador, os atalhos não funcionam, não sendo possível acessar os programas.

Pelo fato de instalar os programas no HD Externo, os atalhos ficam associados à letra dele. Por exemplo, a letra do meu HD Externo é "E:", então, quando eu crio um atalho para algum programa que esteja instalado nele, o caminho do atalho será: "E:\Nome da pasta\Nome do programa.exe". Portanto, é importante que meu HD Externo possua sempre essa letra, pois se ela for alterada, quando eu clicar no atalho do programa o computador não encontrará o caminho para abri-lo.

Ao conectar uma unidade de disco no computador o windows associa uma letra automaticamente à ela. Quando você conecta várias unidades de disco no seu computador, pode acontecer de a letra de alguma delas ser alterada, e caso você, assim como eu, precise que uma delas tenha sempre a mesma letra, isso poderá te atrapalhar um pouco. Então, abaixo você poderá conferir como alterar a letra da sua unidade de disco para a que você precisa.

Alterando a letra da unidade pela interface do Windows


A opção de alterar a letra da unidade de disco utilizando a interface do Windows, por ser uma opção muito simples e intuitiva, é extremamente recomendada. Não há necessidade de ter conhecimentos avançados. Confira o passo-a-passo abaixo.

NOTA: para esse artigo eu utilizarei o Windows 7 Start Edition, mas acredito que o procedimento seja o mesmo (ou semelhante) para quem usa outras versões do Sistema Operacional. Caso não encontre as opções citadas abaixo, tente a alterar a letra através da opção Prompt de Comando, disponível no final do artigo.

1. Clique no menu Iniciar e, em seguida, digite no campo de busca a frase "Gerenciamento do computador", como ilustra a imagem abaixo. Clique na opção que aparecer.


2. Na estrutura de pastas, disponível no painel esquerdo, localize a opção Repositório. Em seguida, clique na opção Gerenciamento de disco, como ilustra a imagem abaixo.


3. Feito o clique você verá todas as unidades de disco que você possuí no computador, incluído os dispositivos (hd externo, pen drives etc.) que estão atualmente conectados. Clique sobre a unidade de disco que você quer alterar a letra, e escolha a opção "Alterar letra de unidade e caminho...".


4. Uma janela surgirá. Nela você verá a letra da unidade que você escolheu. Selecione novamente a unidade e clique no botão Alterar.


4. Uma nova janela aparecerá. Nessa nova janela, a opção "Atribuir a seguinte letra de unidade" já estará marcada por padrão, e à frente dela haverá um pequeno botão com a letra que está atualmente atribuída à sua unidade de disco. Clique nesse pequeno botão, escolha uma nova letra para sua unidade e clique em OK.


6. Após isso, provavelmente será mostrado um alerta com a seguinte mensagem: "Talvez alguns programas que usam letras de unidade não sejam executados corretamente. Deseja continuar?". Clique em "Sim" para prosseguir com a alteração da letra.


7. A mensagem será fechada e o windows fará a alteração da letra da sua unidade de disco (pode demorar alguns segundo). Após a conclusão da alteração, você poderá visualizar que a letra da unidade terá sido alterada. Pronto, agora você já pode voltar a usar seu dispositivo com a letra desejada.

Alterando a letra da unidade pelo Prompt de Comando (cmd)


Caso você não tenha conseguido fazer a alteração pela interface do windows — o que eu duvido —, não tenha encontrado as opções que foram mostradas acima e/ou queira conhecer uma forma diferente de fazer a alteração, você poderá seguir os passos abaixo para fazer a alteração pelo Prompt de Comando.

1. Clique no menu Iniciar e, em seguida, digite no campo de busca a frase "cmd" (ou vá em: Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de Comando). Clique com o botão direito do mouse sobre uma das duas opções e escolha a opção "Executar como administrador", em seguida, na mensagem que aparecer, clique no botão "Sim". Uma janela como a mostrada abaixo será mostrada.


2. Digite (em letras minúsculas) o seguinte comando: diskpart, e pressione Enter. A janela do seu prompt de comando mostrara algumas informações e ficará semelhante a mostrada abaixo.


3. Agora digite o comando: list volume, e pressione Enter. O prompt irá listar todas as unidades de disco que você possui conectadas em seu computador. Note que, nas informações que aparecerem, cada unidade de disco possuirá um número de volume (veja o destaque na imagem abaixo), você deverá visualizar qual desses volumes é o dispositivo que você quer alterar a letra. No meu caso é o Volume 2, também facilmente percebido pelo Rótulo "HD Pessoal".


4. Após identificar o volume do seu dispositivo, digite o seguinte comando: select volume X, onde "X" deve ser substituído pelo número do volume que você escolheu. No meu caso eu vou digitar "select volume 2", para selecionar meu HD Externo. Após digitado o comando, você verá a mensagem "O volume X está selecionado.", como ilustra a imagem abaixo.


5. Com o seu volume selecionado, digite o comando: assign letter=X, onde "X" deve ser substituído pela nova letra que você quer para seu dispositivo. No meu caso, alterarei a letra do meu HD Pessoal para "H", portanto, digitarei "assign letter=H". Pressione Enter para confirmar o comando e, se tudo ocorreu de maneira correta, você verá no seu prompt de comando a mensagem "DiskPart atribuiu com êxito a letra de unidade ou o ponto de montagem.", como ilustra a imagem abaixo.


Pronto, agora é só fechar o prompt de comando e curtir o seu dispositivo com a letra desejada.

O que achou desse artigo? Participe postando um comentário!

É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 4 comentários neste artigo!

  1. Valeu cara, eu estava com esta dúvida, pesquisei via google, e cai aqui, dei sorte, muito bem explicado... espero que ajude mais pessoas.

    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabach, fico feliz em saber que o artigo foi útil para você. Agradeço a visita e o comentário!

      Excluir
  2. Igor,
    Se blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, que está impecável, tenha certeza que conseguiu muito mais...
    Que outros sigam seu exemplo...
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio, fico feliz em saber que a redação do texto lhe agradou. E espero que o artigo tenha lhe ajudado de alguma forma. Agradeço as palavras e a visita. Forte abraço, volte sempre!

      Excluir