[Blogosfera] - Diga adeus ao Google Reader pois ele será aposentado!

Não é de hoje que a equipe da Google vem aposentando diversos de seus produtos, baseando tal atitude na falta de utilização por parte das pessoas, ou pelos produtos não darem os lucros desejados. Pois bem, baseado nisso a mais nova vítima desse acontecimento é o Google Reader, produto que tem tinha a finalidade de fornecer aos seus usuários uma forma mais organizada, rápida e centralizada de acompanhar o feed de seus blogs e sites favoritos.

A blogosfera se despede de mais um produto da Google, o Google Reader...

O anúncio da aposentadoria foi feito dia 13.03.2013 no blog oficial do Google Reader, e também em uma lista de serviços que tiveram suas cabeças destinadas à guilhotina no blog oficial do Google, completando uma gama de 70 produtos e serviços aposentados desde que a empresa começou essa limpeza em 2011.

Eu fiquei sabendo da notícia justamente pelo próprio serviço do Google Reader, onde eu costumo acompanhar diariamente os artigos publicados pelos meus sites/blogs preferidos — ironia? De acordo com o artigo publicado pela equipe da Google, eles informam que sabem que o serviço possui diversos devotos que ficarão tristes com sua partida, e que eles também ficarão.

Eles informam também que existem duas razões simples para a aposentadoria do serviço: a diminuição na utilização do mesmo, e que como uma empresa eles estão focando seus esforços em uma quantidade menor de produtos, pois acreditam que esse foco mais restrito trará uma experiência melhor aos usuários — aposto que os usuários do Google Reader discordam disso.

Mas não há nada que possa ser feito, a decisão já foi tomada. O artigo oficial informa ainda que o serviço deixará de funcionar no dia 01.07.2013, dando três meses de folga para que os usuários procurem um novo serviço para lerem os feeds de seus blogs/sites favoritos. Os interessados poderão fazer o download de seus dados através do Google Takeout, que é um outro serviço da Google que tem como finalidade permitir o download de dados dos produtos da Google.

Se você, assim como eu, ao ler essa notícia pensou: e agora como vou acompanhar os artigos de meus sites/blogs favoritos, fique calmo, pois a equipe do site Tecnoblog, preparou um artigo com uma lista de cinco serviços que poderão servir de sucessor ao Google Reader. Você pode conferir tal artigo no seguinte link: Conheça cinco alternativas ao Google Reader.

Com informações: Reader Blog.

E você, usava o Reader? O que acha da aposentadoria dele? Deixe sua opinião!

É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Deixe uma resposta!