[Youtube] - Usando o player branco do Youtube em seus artigos do Blogger

É bastante interessante que, ao escrever um artigo para o blog, você procure dar destaque ao conteúdo usado para ilustrar o mesmo, como por exemplo as imagens e vídeos. As imagens podem ser customizadas com puro CSS, mas poucas pessoas sabem como "customizar" os vídeos que inserem em seus artigos. Portanto, neste artigo eu resolvi mostrar como usar o player branco dos vídeos do Youtube no Blogger, que é uma mudança simples, mas que pode dar um destaque a mais para seus vídeos.

O procedimento para usar o player branco é extremamente simples, permitindo que qualquer pessoa, até mesmo aquelas que não tenham conhecimentos em linguagem web, façam tal implementação. Mas antes de mostrar como fazer a implementação desse player, mostrarei a você qual é a aparência do mesmo. Veja o vídeo abaixo, e note que o player do primeiro vídeo é o tradicional preto do Youtube.



Agora veja o mesmo vídeo, só que com o player branco.



A mudança é bem simples e altera somente a cor do player, mas é uma mudança que pode dar um ar diferente para os vídeos do seu artigo, pois tem um bom contraste com blogs que possuem fundo escuro — e até mesmo com blogs que possuem fundo claro.

Código para o player branco do Youtube


Agora que você já sabe como é a aparência do player, veja abaixo como é fácil utilizá-lo.

1. Primeiramente escreva seu artigo normalmente, como você sempre fez.

2. Após ter criado seu artigo e escolher o local onde você o incluirá, vá até o site do Youtube e pegue o código de incorporação do vídeo que você desejar adicionar ao artigo (veja imagem a abaixo).


3. Ao pegar o código de incorporação do vídeo, o mesmo será semelhante ao mostrado no campo abaixo.

<iframe width="636" height="358" src="http://www.youtube.com/embed/635pVw3Xtc0?rel=0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

4. Note que uma parte do código foi destacada em vermelho. Essa é a parte responsável por indicar qual vídeo será incorporado, e por repassar algumas informações sobre opções que você escolhe no momento de obter o código de incorporação. Para alterar o player preto, pelo player branco, você deverá adicionar o código: ;theme=light, ao final do código que foi destacado. Seu código deverá ficar como o mostrado no exemplo abaixo.

<iframe width="636" height="358" src="http://www.youtube.com/embed/635pVw3Xtc0?rel=0;theme=light" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

5. Depois de feito isso basta publicar o seu artigo, ou visualizá-lo, para ver como o player está aparecendo.

NOTA: você pode usar esse código em qualquer parte do seu blog, não precisa ser necessariamente nos vídeos que você incorpora diretamente dentro dos artigos. Você pode usar o código também nos vídeos que você incorpora em sua barra lateral, por exemplo.

E esse é o código usado para deixar o player do Youtube branco. Você pode usá-lo em qualquer plataforma, pois código é inserido diretamente dentro do iframe de incorporação do Youtube. Portanto, se você tem uma blog no Blogger, no Wordpress, no Tumblr ou qualquer outra plataforma que permita a você adicionar o código de incorporação do Youtube, você poderá usar o código. Se gostou do artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se a vontade para participar postando um comentário.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!

  1. IGOR: caso eu queira deixar o player vemelho, eu poderia substituir esse light por red?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R. Lima, creio que não funcione dessa maneira. Não existe uma variedade de cores para o player do Youtube. Até onde eu sei, existe apenas o player preto (tradicional) e o player branco, que a equipe do Youtube, e do Google em geral utiliza em casos "especiais", como vídeos promocionais de produtos, de lançamentos de novos serviços e etc.

      Excluir