[Serviços] - Como remover inscrições inativas de sua newsletter do FeedBurner

Um dos principais recursos de um blog, sem dúvida nenhuma, é o sistema de newsletter. Através do sistema de newsletter, é possível enviar os artigos automaticamente para os leitores que cadastrarem seus e-mails. Isso evita que os leitores precisem ficar visitando seu blog para saber se há novidades. Porém, para que os e-mails sejam entregues aos leitores, é importante que os mesmos confirmem seus e-mails clicando no link de confirmação que é enviado automaticamente, quando eles fazem o cadastro. Sem essa confirmação, o cadastro do leitor fica "pendente", e ele não recebe os e-mails quando os artigos são publicados. Por isso, neste artigo eu mostrarei a você como remover essas inscrições pendentes/inativas para quem usa o sistema de newsletter do FeedBurner.


Removendo inscrições pendentes/inativas do FeedBurner


1. Primeiramente, faça login em sua conta do FeedBurner acessando o endereço: http://feeds.feedburner.com/.

2. Acesse o feed do seu blog clicando sobre o nome do mesmo, depois acesse a aba Publicize (Publicar) e, em seguida, acesse o menu "Email Subscriptions". Role a página até o final e clique no link "View Subscriber Details".

3. Uma lista com o endereço de e-mail de todos os leitores que se cadastraram em sua newsletter será mostrada. Ao lado de cada e-mail você verá três colunas — veja a imagem abaixo e confira as explicações:


  • START DATE: essa coluna informa a data em que o leitor se cadastrou em sua newsletter;
  • STATUS: essa coluna informa o atual status da inscrição do leitor, que pode ser:
    • Active: esse status informa que a inscrição do leitor está ativa, e que ele está recebendo os e-mails com os artigos que são publicados no blog. Esse status só aparece quando o leitor clica no link de confirmação, que é enviado para ele quando o mesmo se cadastra na newsletter.
    • Inactive: esse status informa que a inscrição do leitor está "pausada", ou seja, ele se cadastrou, confirmou o endereço de e-mail, mas não está sendo notificado quando novos artigos são publicados. Essa "pausa" só pode ser feita pelo autor do blog. Para mais informações de como essa pausa pode ser útil, confira esse outro artigo: Cancelando o recebimento de newsletter de blogs que usam o FeedBurner.
    • Unverified: esse status informa que a inscrição do leitor ainda não foi verificada, ou seja, o leitor se cadastrou, porém, não clicou no link de confirmação do e-mail que foi enviado para ele no momento do cadastro.
  • ACTION: essa coluna possui botões de ação, que permitem desativar (pausar), reativar e excluir inscrições.

...você deve procurar os e-mails que possuem o Status "Unverified" — que indicam que a confirmação está pendente. Após encontrar tais e-mails você deve clicar no botão de excluir (X) que está localizado na coluna "Action" referente a esse e-mail. Após clicar no botão, uma janela aparecerá perguntando se você realmente deseja excluir essa inscrição, clique em OK para confirmar a exclusão.

Por que excluir as inscrições não verificadas (pendentes)?


Você deve estar se perguntando qual é o motivo de excluir essas inscrições que estão pendentes, certo? E a resposta para essa pergunta é simples: organização! É bem melhor você ter em seu sistema de newsletter inscrições que estejam realmente ativas, assim você pode ter uma visãomais consistente de quantas pessoas realmente estão recebendo seus e-mails.

Confira também os artigos:
E essa foi a dica de hoje. Se você gostou do artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se a vontade para participar postando um comentário! E aproveite para se inscrever em nossa newsletter!
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!

  1. Olá Igor tudo bem? Gostei do artigo e era uma coisa necessária mesmo para escrever. Sou o Rafael do Futebol Extensivo. Mim adiciona no Facebook que te coloco em alguns Grupos do Facebook de blogueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, fico feliz que tenha gostado do artigo. Esse é um assunto que é pouco, ou quase nada, comentado na blogosfera. E conhecer as possibilidades de cada opção das ferramentas que usamos é sempre bom! Quanto ao Facebook, eu já participo de alguns grupos, mas como o tempo é corrido eu sempre acabado participando pouco. Agradeço o comentário e a visita! Volte sempre. Abraços.

      Excluir