[Blogger] - Templates dinâmicos ganham versão para smartphones

Voltamos ao velho — mas nem tanto assim — assunto sobre a acessibilidade dos blogs. Com o grande crescimento da venda de celulares smartphones, o acesso à Internet foi facilitado. Você pode acessar qualquer site, blog ou rede social através de seu smartphone, basta ter um pacote de dados ou estar conectado a uma rede wi-fi. Sendo assim, você precisa começar a pensar se o seu querido blog está preparado para essa nova tecnologia!

Foto por: William Hook

Quem tem um blog hospedado na plataforma Blogger, possui uma vantagem nessa questão. A plataforma Blogger possui, desde dezembro de 2010, um recurso que mostra uma versão simplificada do template quando o blog é acessado através de um aparelho celular. Você pode conferir o artigo que postamos quando o recurso foi lançado, clicando neste link.

Porém, quando este recurso foi lançado, ainda não existiam os templates dinâmicos do Blogger, o que fez com que esses templates não pudessem usufruir de tal recurso — até agora. Ontem, 29.08.2012, a equipe do Blogger anunciou em seu blog oficial a primeira compatibilidade dos templates dinâmicos com o recurso mobile da plataforma. Confira as informações abaixo.

Como ativar a versão mobile do template dinâmico?


A ativação da versão mobile para quem utiliza os templates dinâmicos, é exatamente a mesma para quem usa um template padrão do Blogger. Confira como fazer a ativação nos passos descritos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo. Dentro desse menu você verá o template que está sendo usado no seu blog e a versão mobile dele, como ilustra a imagem abaixo.


2. Clique no ícone de engrenagem, e em seguida marque a opção: Sim, mostrar modelo para celular em aparelhos celulares. Feito isso a janela se atualizará e você verá uma prévia de como ficará a versão mobile do seu blog. No menu dropdown, escolha a opção Visualização Dinâmica, e clique no botão Salvar.


Pronto, a partir deste momento, seu blog já estará disponível para quem acessá-lo através de um smartphone.

Outras informações


Confira abaixo algumas informações de que você deve estar ciente sobre esse novo modelo de versão mobile.

Todos os templates dinâmicos possuem versão mobile?

Sim, só que não. A equipe do Blogger informa em seu artigo que, no momento, apenas o template Classic possui uma versão mobile. Mas caso você esteja usando um template dinâmico que não seja o Classic, você poderá utilizar a versão mobile normalmente.

Preciso usar o template Classic para ter a versão mobile?

Não. Como foi respondido na questão acima, todos os blogs com templates dinâmicos, indiferente de qual template seja, abrirão com a versão mobile do template Classic, quando acessados através de um celular.

Porque apenas o template Classic possui versão mobile?

A equipe do Blogger informa, também em seu artigo, que apenas esse template possui versão mobile, pelo fato de ser o único dos sete templates dinâmicos com estrutura adequada para as telas pequenas dos smartphones.

Há alguns erros na versão mobile do meu blog, por quê?

A equipe do Blogger informa que apenas navegadores com suporte a webkit conseguem exibir corretamente a versão mobile, tais quais: Navegador Android, Chrome para Android e iOS, e Safari Mobile. Embora eu tenha testado a versão mobile em um navegador android, constatei alguns erros durante a navegação.

Não posso dizer que o mesmo ocorre nos outros navegadores, porque meu smartphone não é tão smart assim, mas se você tiver a oportunidade de testar a versão mobile com o Google Chrome para Android ou outro navegador, poste sua experiência nos comentários!

Com informações: Blogger Buzz
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foi postado 1 comentário neste artigo!