[FeedBurner] - Cancelando o recebimento de newsletters de blogs que usam o FeedBurner

Quando você gosta dos artigos de um blog, é natural que você queira estar sempre ligado nas novidades, mas raramente você terá tempo para acessar o blog diariamente para ficar por dentro das novidades. Visando facilitar esse acompanhamento, alguns blogs fornecem um serviço de entrega de artigos por e-mail, chamado: newsletter. Com isso, sempre que o autor publica um novo artigo, você o recebe no conforto do seu e-mail, mas em alguns casos você pode querer não mais receber tais novidades em seu e-mail, o que fazer nesse caso?

Se o serviço que o tal blog utiliza para enviar os e-mails com os novos artigos é o FeedBurner, o cancelamento da entrega é extremamente simples. E o cancelamento pode ser feito tanto pelo leitor (que recebe a newsletter), quando pelo autor do blog (que envia a newsletter). Abaixo você confere como fazer esse cancelamento.

Cancelamento da newsletter do FeedBurner pelo próprio leitor


1. Quando você receber um e-mail do blog ao qual você assinou a newsletter, desça o e-mail até o final e você verá algumas frases em inglês, como ilustra a imagem abaixo.

Clique para ampliar

2. Para cancelar o recebimento da newsletter, clique sobre o link "unsuscribe now", e você será direcionado para uma página do FeedBurner, como ilustrado na imagem abaixo.


3. Para finalizar o cancelamento, basta clicar no botão Yes, unsubscribe me now. Pronto, a partir desse momento você não receberá mais nenhum e-mail com os artigos de tal blog. Note que quando um leitor cancela uma assinatura de newsletter do FeedBurner, o autor do blog recebe um e-mail do FeedBUrner informando o endereço de e-mail do leitor que cancelou a assinatura.

Cancelamento da newsletter pelo autor do blog


Dificilmente isso acontece, mas há a possibilidade de que alguém cadastre maliciosamente o e-mail de terceiros em sistemas de newsletter e/ou o leitor pode entrar em contato com o autor do blog solicitando o cancelamento do envio das newsletter, nesse caso o cancelamento poderá ser feito pelo autor seguindo os passos abaixo.

1. Solicite ao leitor que informe o endereço de e-mail no qual está recebendo as newsletters, e que deseja fazer o cancelamento.

2. Acesse sua conta do FeedBurner (http://feedburner.google.com/), e clique no nome do seu feed, como ilustra a imagem abaixo.


3. Clique no menu Publicar e em seguida no menu Email Subscriptions. Feito isso, role a página até o final e clique no link "Ver detalhes de cadastros". Uma lista com vários e-mails aparecerá, procure o e-mail que o leitor informou e clique sobre o ícone de X, como ilustra a imagem abaixo.


Fazendo isso, você excluirá permanentemente o cadastro desse leitor e ele não receberá mais as newsletters de seu blog.

Note que se alguém tiver cadastrado maliciosamente o e-mail desse leitor diversas vezes, e ele já entrou em contato várias vezes com você pedindo pra cancelar a assinatura pois não é ele quem está se cadastrando, você poderá clicar no botão de Stop que há perto do X.

Clicando no botão de Stop, o cadastro do leitor continuará em seu banco de dados do FeedBurner, mas será desativado e passará a não receber mais as newsletters até que você o ative novamente. Caso alguém tente cadastrar o e-mail enquanto o mesmo está desativado, verá uma mensagem de erro como ilustra a imagem abaixo.


A mensagem acima aparecerá em inglês, mas informa o seguinte: "A assinatura foi desativada para o endereço email-do-leitor@exemplo.com. Por favor, entre em contato com o autor do blog em Nome do Blog para reativar a assinatura." (tradução livre e adaptada para o português). As partes destacadas em vermelho são variáveis.

E essas são as maneiras de cancelar a assinatura de uma newsletter que é gerada pelo sistema FeedBurner. Se você é autor de algum blog e se interessou no sistema de newsletter, saiba como instalá-lo em seu blog visitando nosso artigo: FeedBurner - Criando um sistema de newsletter para o seu blog.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!

  1. Igor,por favor,meu problema é inverso aos teus comentários,quero fazer parte de blogs que disponibilizam filmes na internet,mas quando me cadastro e tenho que confirmar a inscrição,não recebo o FeedBurner no meu e-mail,já procurei em todos os locais possíveis,deve ser alguma configuração....podes me ajudar?
    gilbertoandara@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto, depende do site que você está tentando se cadastrar. Existem muitos serviços de newsletter na web, não só o Feedburner, então os autores desses blogs podem estar utilizando outro serviço. Caso eles não possuam um formulário de inscrição, tente entrar em contato com o autor do blog para saber como você pode acompanhar as postagens dele.

      Excluir