[Blogger] - Blogger adiciona integração direta com a rede social Google Plus

Olá querido leitor, dia 31.07.2012, a equipe do Blogger anunciou em seu blog oficial (Blogger Buzz) a integração entre a plataforma Blogger e a rede social Google Plus. Há um tempo atrás o Blogger já havia disponibilizado uma integração entre os perfis de usuário destes dois serviços, mas agora a integração promete afetar os serviços em si, e não apenas os perfis dos usuários.

Ao acessar o painel de controle do seu blog, você notará que foi adicionado um novo menu chamado "Google+" (veja a imagem abaixo). Será dentro deste menu que a equipe do Blogger centralizará todos os recursos e ferramentas de integração entre sua rede social e o Blogger.

Novo menu da plataforma Blogger para integração com o Google Plus

Caso você não tenha integrado o seu perfil do Blogger ao do Google Plus quando foi liberada essa opção, você poderá fazê-lo através deste novo menu — lembrando que a integração não é obrigatória, mas trará muitas vantagens caso você a faça! Confira agora algumas informações de como fazer a integração entre o seu blog e o Google Plus, e em que isso irá lhe ajudar.

Informações sobre a integração do Blogger e Google Plus


Antes de fazer essa integração é importante que você leia algumas informações fornecidas na página de FAQ do Blogger. Mas, se você não quiser ler tais informações, o que eu recomendo que você faça, você pode clicar aqui e ir direto para os passos de como fazer a integração.

O que acontece quando mudo para um perfil do Google+?

As informações de seu blog baseadas anteriormente em seu perfil do Blogger, como nome de exibição e foto, passam a refletir as informações de seu perfil do Google+. Depois da mudança, seu nome de exibição é substituído por seu nome do perfil do Google+. Porém, seu nome de exibição do Blogger é mantido nos comentários feitos antes da mudança. Todas as ocorrências de seu nome em feeds, o gadget de seu perfil do Blogger, novos comentários e as ocorrências de seu nome de exibição do Blogger em comentários anteriores passam a criar um link para o seu Perfil do Google+.

É obrigatório associar meu blog a meu nome verdadeiro?

Não, associar publicamente seu blog a seu nome verdadeiro não é obrigatório. A opção de vincular seu blog ao seu nome verdadeiro só deve ser feita por aqueles que desejam associar publicamente uma identidade estabelecida a seus blogs.

Quando mudo para um perfil do Google+, o que acontece com meu perfil do Blogger?

Seu perfil do Blogger fica indisponível para os visitantes e as pessoas são redirecionadas para seu perfil do Google+.

Esta mudança afeta quais blogs?

A mudança de perfil afeta todos os blogs com os quais você pode contribuir, inclusive blogs com vários autores. Para ver todos os blogs afetados, consulte a lista no painel, certificando-se de clicar em "Blogs excluídos" para incluir todos os blogs que possam estar ocultos (se não visualizar essa opção, isso significa que você não excluiu blogs).

Mais informações.

Integrando sua conta do Blogger com a conta do Google Plus


1. Após acessar o novo menu "Google+", clique sobre o grande botão azul que está localizado no canto superior direito da página: Fazer upgrade para o Google+.

2. Após ter clicado no botão você será direcionado para a página de integração entre os dois serviços, como ilustra a imagem abaixo. Leia atentamente o que está escrito nessa página e, se você ainda quiser fazer a integração, marque a opção "Li o texto acima e compreendo [...] usar o perfil do Google+ no Blogger", e clique no botão Mudar agora.

Página de integração entre o Blogger e o Google Plus

3. Após clicar no botão, você verá uma página contendo uma lista com todos os blogs que você criou (veja a imagem abaixo), desde seu blog oficial até blogs de teste e blogs em que você participa como autor ou administrador. Neste momento, você deverá escolher quais destes blogs você deseja mostrar em seu perfil do Google Plus. Após escolher os blogs que deseja mostrar, clique no botão Adicionar Blogs.


4. Por fim, você será direcionado para a página principal do seu painel de controle, onde verá uma mensagem informando que a integração entre os perfis foi realizada com sucesso. E agora ao acessar o menu Google+ você deverá ver o seu perfil do Google Plus — e a página do seu blog na rede social, caso você tenha uma — , como ilustra a imagem abaixo.

Novo menu "Google+" após a integração entre o Blogger e a rede social Google Plus

Recursos e vantagens da integração de perfis


Após realizar a integração entre os perfis, você notará que abaixo da sua imagem de perfil haverá a opção: "Perguntar se deseja compartilhar após a postagem", ao marcar esta opção sempre que você publicar um novo artigo, uma janela pop-up surgirá no seu painel de controle, permitindo que você compartilhe imediatamente o link deste artigo com os círculos que você possui no Google Plus.

Note que para compartilhar o artigo na timeline do seu perfil pessoal, o mesmo deverá estar selecionado (veja a Imagem 1), e para compartilhar o artigo na timeline da página do seu blog no Google Plus, é a página que deve estar selecionada (veja a Imagem 2). Você pode alternar entre seu perfil e sua página clicando sobre a foto dos mesmos.

Imagem 1: perfil do Google Plus selecionado

Imagem 2: página no Google Plus selecionada

Além do compartilhamento imediato dos artigos, outra vantagem da integração seria facilitar que a sua foto e descrição apareçam logo abaixo dos seus artigos nos resultados de pesquisa do Google Search. Para saber mais sobre esse assunto, leia o artigo escrito pelo Adelson, dono do blog Gerenciando blog.

Desfazer a integração entre o perfil do Blogger e do Google Plus


Após ter integrado o seu perfil do Blogger ao Google Plus, você terá 30 dias para desfazer a integração e recuperar o seu perfil do Blogger, após esses 30 dias a reversão da integração ainda será possível, mas um novo perfil do Blogger será criado para você. Confira abaixo como desfazer essa integração.

1. Acesse o endereço: http://www.blogger.com/revert-profile.g, e você verá a seguinte página.


2. Clique no botão Mudar para um perfil limitado do Blogger, e uma nova página será mostrada solicitando que você forneça um nome para assinar suas postagens, ser utilizado nos comentários e no gadget de Perfil do Blogger, como mostra a imagem abaixo.


3. Após ter escolhido seu nome, clique no botão Continuar para o Blogger. Pronto, você será direcionado para a página inicial do seu painel de controle, e terá voltado a utilizar uma conta do Blogger não associada de maneira direta com o Google Plus.

Lembre-se que a mudança não é obrigatória, portanto, você pode continuar com o seu perfil padrão do Blogger. Os blogueiros que utilizam pseudônimos (nomes fictícios) para assinar suas postagens, provavelmente, não acharão interessante fazer essa integração, pois ao fazer isso as pessoas poderão saber seus nomes verdadeiros através de sua conta do Google Plus — mas a integração com certeza trará algumas vantagens para quem fazê-la.

E esse é o novo menu que o Blogger adicionou a plataforma. Num primeiro momento não há nenhuma novidade real, uma vez que a integração entre os perfis já podia ser feita há um bom tempo atrás. E a opção de compartilhamento imediato já podia ser ativada no menu Configurações. Houve apenas uma centralização das opções referentes ao Google Plus, mas a equipe do Blogger informou em seu artigo, que outras ferramentas e recursos serão adicionados a este menu em breve, para melhorar a utilização de quem possui um perfil na rede social, e mantém um blog no Blogger. E você, o que você acha da integração entre em dois serviços? Deixe sua opinião nos comentários!

Com informações: Blogger Buzz
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 4 comentários neste artigo!

  1. Olá, Igor!

    Ótimo artigo sobre a integração do Blogger com o Google+! Bem completo e detalhado, explicando todos os recursos possíveis. Já o divulguei em minhas redes sociais.

    Gosto muito de ver que o Google continua investindo na integração entre seus produtos. É uma ótima forma de dar ainda mais visibilidade ao Blogger.

    E obrigado por citar o meu artigo!

    Um abraço!

    Adelson Smania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adelson, fico feliz que tenha gostado do artigo, sempre me inspiro em grandes blogueiros como você quando os elaboro!

      Também gosto de ver a integração entre os produtos da Google, sendo que até um tempo atrás eu desconhecia diversos deles, mas após essa integração vi que existem tantos outros muito úteis para os blogueiros e para a utilização diária. Espero que após a integração, a equipe do Google dê mais atenção à melhoria dos produtos em si.

      Eu que agradeço a visita e a divulgação, volte sempre. Abraços.

      Excluir
  2. Boa tarde, Igor!

    Muito bom o artigo, me ajudou muito.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mucio, fico feliz que o artigo tenha sido útil para você. Agradeço a visita e o comentário, volte sempre. Um abraço.

      Excluir