[Blogger - SEO] - Links permanentes para os artigos do seu blog do Blogger

Uma das grandes queixas dos usuários da plataforma Blogger, sempre foi as URL's pouco amigáveis para os artigos de blogs mantidos nesta plataforma. Ter uma URL amigável para seus artigos é muito importante para questões de SEO, pois esse detalhe ajuda os blogs e sites a melhor se posicionarem nos motores de busca, uma vez que a URL reflete de maneira fiel o título dos artigos. Pois agora essa queixa é coisa do passado! Há um tempo atrás a equipe do Blogger já havia liberado no Blogger in Draft a opção de links permanentes para os artigos, mas agora esta opção está presente também para quem utiliza o painel de controle padrão da plataforma.

Diferença entre links permanentes e não-permanentes


Após o anúncio que fiz acima, você deve estar se perguntando do que se trata esse tal link permanente. Pois bem, vejamos no que isso afetará o seu blog. Ao escrever um artigo no seu blog, você indica um título para o mesmo, e assim que publica tal artigo, a plataforma do Blogger gera automaticamente um link para este artigo. Por exemplo, o link (URL) do meu artigo sobre como adicionar uma seta para o topo do blog com efeito deslizante em JQuery, é o mostrado abaixo.

http://www.hdblog.com.br/2012/06/seta-para-o-topo-do-blog-com-efeito.html

Note que o Blogger gerou automaticamente a parte que foi destacada em vermelho, mas que ele cortou o título e ficou faltando uma parte, o que pode fazer uma grande diferença nos mecanismos de busca para esse meu artigo, uma vez que se o link do artigo tivesse a palavra "jQuery", isso poderia atrair mais visitas para mim. Antigamente não podíamos controlar esse truncamento do link dos artigos, mas com a adição dos links permanentes podemos escrever o que quisermos nas URL's. Por exemplo, seria melhor que o link acima fosse como o mostrado abaixo.

http://www.hdblog.com.br/2012/06/tutorial-seta-para-o-topo-do-blog-com-efeito-jquery-para-blogs-do-blogger.html

Agora você deve estar se perguntando, qual é a diferença dessa URL para a anterior? A diferença parece pequena ou nula, mas note que a segunda URL, além de ser mais comprida, possui mais palavras-chave, como por exemplo: tutorial, jquery e blogger. Essas palavras que estão no link são palavras que geralmente as pessoas utilizam quando buscam algum tutorial para blogger, o que pode facilitar que meu artigo apareça melhor posicionado nos motores de busca. Uma mudança pequena, mas que pode fazer toda a diferença no momento de obter mais visitas para o blog!

Como utilizo os links permanentes no meu blog do Blogger?


A utilização dos links permanentes é muito simples. Após escrever seu artigo, e ter escolhido um título para ele, você poderá digitar a URL que desejar clicando na opção Links, presente na barra lateral do seu editor de artigos (como ilustra a imagem abaixo), em seguida, marcando a opção Link permanente personalizado e, por fim, digitando o que você quiser.

Opção de links permanentes no painel de controle do Blogger

INFORMAÇÃO: você pode utilizar nos seus links permanentes apenas letras de A-Z (maiúsculas e minúsculas), números de 0-9, traço-baixo (também conhecido como: underline ou sublinhado), hifens e ponto final. Caso você deixe marcada a opção "Link permanente automático", o Blogger gerará a URL do seu artigo automaticamente (como ele sempre fez).

Após você ter digitado o que quer para a sua URL, basta publicar o artigo normalmente. E é importante que você saiba que este recurso só funciona para novos artigos, e não funcionará para artigos que já tenham sido publicados, portanto, você não poderá alterar a URL dos artigos que você já publicou em seu blog. [INFORMAÇÃO ATUALIZADA]

Sem dúvidas a equipe do Blogger ganhou alguns pontos com os usuários da plataforma por terem adicionado esse recurso, e ele será um pequeno-grande diferencial para que os blogueiros conquistem mais visitas para seus blogs, e melhor se posicionem nos motores de busca, então não deixe de usá-lo a partir de agora! E você, o que acha dessa novidade, e o que acha que falta para a plataforma Blogger melhorar? Deixe sua opinião nos comentários. Até a próxima!

Atualização — 23.07.2012 às 15h45
Eu havia informado que não era possível alterar a URL de artigos que já tivessem sido publicados no blog, porém, o autor Adelson, dono blog Gerenciando Blog, informou em seu artigo sobre este novo recurso que é possível SIM alterar a URL de posts antigos. Confira como fazer essa alteração e outras dicas bem bacanas no artigo que ele escreveu: URLs personalizadas nas postagens do Blogger.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!

  1. Essa foi a melhor mudança do Blogger. Acho que ele está muito competitivo com o Wordpress, que todo mundo fala que é melhor. Eu já acho que o Blogger é a melhor ferramenta para o que eu preciso e me atende muito bem.

    Vamos torcer para que eles mexam agora nos comentários. Estes precisam de uma flexibilidade maior.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sybylla, realmente as pessoas falam que o Wordpress é melhor do que o Blogger, mas esquecem de ver quais são suas necessidades. O Blogger é mais do que suficiente para muitos dos projetos que as pessoas têm em mente. Vamos torcer para que a plataforma continue melhorando! Agradeço o comentário e a visita! Abraços.

      Excluir