[Blogger - Debate] - Você se preocupa com a experiência de leitura dos seus visitantes?

Com certeza você já deve ter lido em diversos blogs, e até mesmo escutado de grandes blogueiros, que um blog precisa ter uma boa apresentação visual — um template bonito para ser mais direto. Isso sem dúvida é um fato. Mas além da questão visual você se preocupa com a experiência de leitura dos seus visitantes? Já parou para se perguntar se a formatação do seu texto está adequada e facilitando a leitura do seu conteúdo? Caso não tenha pensado nisso, chegou a hora de você começar a pensar!

Você se preocupa com a leitura de seus visitantes?

Um outro fato é o grande crescimento do acesso à Internet no Brasil. Hoje em dia você pode acessar a Internet praticamente de qualquer lugar que você esteja, seja através de um computador, de um Notebook e/ou através dos, cada dia mais famosos, smartphones. Com essa facilidade de se conectar à Internet, as pessoas tendem a ficar mais tempo conectadas, seja atualizando redes sociais, escrevendo e lendo e-mails ou lendo seu feed de noticias. Mas uma questão pouco discutida é a saúde da visão. Com as telas cada vez menores dos aparelhos utilizados para acessar a Internet, acabamos muitas vezes, sem perceber, forçando cada vez mais a nossa visão.

Essa preocupação também ocorre em telas normais como as dos computadores tradicionais, onde por vezes precisamos recorrer a alguns acessórios para nos proteger desse ataque luminoso. Se já forçamos a visão para ler o conteúdo que aparece na tela, imagine se você se depara com um conteúdo que não tem o mínimo de espaçamento entre as linhas dos parágrafos. Veja a imagem abaixo, e tente imaginar, como seria a sua experiência de leitura de um parágrafo sem espaçamento.

Parágrafo com pouco espaçamento entre as linhas

...agora some isso a uma tela pequena, ou problemas de visão que você e/ou seus leitores possam ter, sem dúvidas a experiência seria horrível. E esse é um detalhe que pode parecer bobo para alguns, mas faz uma grande diferença para outros! Estou cansado de visitar blogs que só se preocupam com posicionamento nos mecanismos de buscas, e que vivem pregando que devemos dar ênfase no conteúdo dos artigos e no layout do blog, mas não possuem nenhuma preocupação com esses pequenos detalhes, inclusive não os aplicando em seus próprios blogs.

Claro que nem todo mundo tem conhecimentos para alterar o estilo do seu conteúdo, ainda mais blogueiros iniciantes, mas conheço diversos blogs famosos que fico com dor de cabeça só de olhar aquele monte de palavras grudadas. Se você parar pra pensar, no ensino superior existe um padrão para se apresentar um trabalho impresso.

É necessário fazer um espaçamento entre linhas de 1.5 em trabalhos de nível superior, e esse espaçamento não é apenas uma questão estética ou um capricho, ele ajuda efetivamente a fornecer uma melhor leitura do conteúdo apresentado. Veja na imagem abaixo um exemplo de texto com espaçamento confortável.

Parágrafo com espaçamento confortável entre as linhas

Esse espaçamento fornece uma melhor leitura das frases, permitindo que as visualizemos de maneira mais organizada, sem que nos confundamos ao mudar de linha. Isso sem dúvida reduz consideravelmente o esforço da visão durante a leitura, o que traz um conforto maior e consequentemente menos dores de cabeça — literalmente.

Essa questão do espaçamento pode ser unida também a outras práticas, como por exemplo a aplicação de um alinhamento justificado ao texto do conteúdo, tamanho e estilo da fonte usada e etc. Isso sem dúvidas pode fazer uma grande diferença entre ganhar ou perder um leitor — e pode ser um "pequeno-grande" diferencial da concorrência, uma vez que preferirão voltar a um blog onde se sentem confortáveis durante a leitura, do que em um blog com um amontoado de palavras.

E você, considera essa questão importante ou apenas um capricho? Comente!

É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Deixe uma resposta!