[Blogger - SEO] - Blogger adiciona integração com o Google Analytics

Olá querido leitor, dando continuidade a rajada de novidades que o Blogger vem disparando, hoje, 13.10.2011, a equipe anuncia mais uma ferramenta, que na minha opinião vai facilitar a vida de muitos blogueiros: uma integração entre o Blogger e o Google Analytics. Muitos metablogs escrevem artigos que mostram como acompanhar o tráfego de visitas de um blog e, creio eu que, o serviço mais utilizado para tal finalidade, e também o mais divulgado nos artigos de tais metablogs, seja o serviço fornecido pela própria Google: o Google Analytics.

Blogger adiciona integração com o Google Analytics

Há diversos artigos na web que discorrem sobre o assunto, mas abaixo você pode conferir alguns dos quais eu já li e recomendo fortemente que você também leia.


Sem dúvida a parte mais complicada na utilização do Google Analytics — e a que mais gera confusão na cabeça dos iniciantes — é a adição do código de rastreamento do serviço dentro do template. Mas isso agora é coisa do passado! A equipe do Blogger acaba de lançar uma ferramenta de integração entre o Blogger e o Google Analytics, que facilita esse processo de tal maneira que qualquer pessoa sem conhecimentos avançados pode fazer — levando menos de 20 segundos. Antes de mais nada, você deve ter uma conta no serviço, então vou partir da premissa de que você já a tenha. Agora basta seguir os passos abaixo para fazer a integração.

Integrando o Blogger ao Google Analytics


1. Você precisa adquirir o código de identificação do seu blog no Google Analytics, para isso, basta acessar o endereço: http://www.google.com.br/analytics/.

2. Após acessar o site do Google Analytics, você deverá fazer login em sua conta. Feito o login, você será direcionado a página inicial do seu painel de controle, onde encontrará o código de identificação do seu blog, como destacado na imagem abaixo.

Código de identificação de um blog no Google Analytics

3. Após ter encontrado o código do seu blog, copie-o e salve-o no bloco de notas.

4. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Configurações > Outro, e na seção ID de propriedade da web do Google Analytics adicione o código de identificação de seu blog, como ilustra a imagem abaixo.


5. Após adicionar o código, clique no botão Salvar configurações localizado no canto superior direito da página. Pronto, agora o seu blog já estará devidamente integrado com o Google Analytics, e suas visitas já começarão a ser rastreadas pelo serviço.

Observações:


O Google Analytics é suportado apenas em blogs que estejam utilizando algum dos templates do Blogger (fornecidos no Designer de modelo) e nos templates dinânicos. Usuários dos templates clássicos (aqueles mais antigos) não possuem suporte ao serviço. Após ter feito a integração entre o Blogger e o Google Analytics, é importante que você remova (caso haja) o código de rastreamento antigo (que você adicionou manualmente) do template do seu blog, para que não ocorra nenhum tipo de conflito ou duplicidade de informações.

A equipe do Blogger avisa que pelo fato da coleta de dados do Google Analytics, ser diferente da coleta de dados feita pelo menu Estatísticas do Blogger, pode haver alguma diferença entre os dados fornecidos nos dois recursos.

Com informações: Blogger Buzz.

Atualização — 18.12.2012 às 20h58
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no layout do serviço Google Analytics.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 8 comentários neste artigo!

  1. O Blogger tá surpreendendo, não? WordPress que se cuide. =D

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que eu gostaria que eles melhorassem era o modo de carregar e colocar as imagens nos posts. Acho isso um pouco limitado também, assim como os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Também acho, em meio de tantas mudanças os comentários ainda continuam os mesmos! Deveriam atualizar, já é tão antigo!

    ResponderExcluir
  4. Também amo o Blogger!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelas orientações claras e diretas, passei a tarde toda tentando incluir o código do analytics em meu blog, mas o tal do html não disponibilizava para edição rsrsrs

    quando achei essa postagem foi o maior alívio.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o artigo.. porém preciso de ajuda.

    Criei a conta, peguei o ID e coloquei em configurações => outro. Atualizei o google analytics e diz "Status: acompanhamento não instalado". Ok, então fui atrás do outro que estava na parte lá do HTML e retirei e colei o nome disponível na pagina ADMINISTRADOR do google analytics e não vai, diz "Erro ao analisar XML, linha 680, coluna 5: The element type "b:if" must be terminated by the matching end-tag ". Já fiquei louca de tanto tentar, rsrs =/

    O que faço?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Que esmalte eu uso hoje, isso provavelmente está ocorrendo por você estar apagando algum código a mais. Ao selecionar o código para apagá-lo, tenha certeza de selecionar somente o código referente ao Google Analytics. Desculpe a demora em responder! Eu que agradeço a visita. Um abraço.

      Excluir