[Blogger] - Novo painel de controle do Blogger está sendo liberado aos usuários

Como todos já cansaram de ler em diversos blogs, a Google está reformulando o visual de todos os seus produtos, e o Blogger não ficou de fora da lista. Recentemente, o Blogger havia disponibilizado o novo painel de controle da plataforma, porém esse novo painel só podia ser acessado através do Blogger in Draft (http://draft.blogger.com/), que é o endereço pelo qual os usuários da plataforma podem testar os novos recursos antes que sejam lançados definitivamente para todos os usuários.

Mas ontem, 31.08.2011, ao acessar o painel de controle inicial do Blogger pelo endereço principal, uma mensagem apareceu perguntando se eu gostaria de testar o novo painel de controle. Veja a imagem abaixo.

Aviso do Blogger sobre a liberação do novo painel de controle da plataforma

Essa opção de mudança está ocorrendo gradativamente, ou seja, apenas alguns usuários a verão, porém, aos poucos o novo painel será liberado para todos os usuários da plataforma, mas se você está ansioso para testar o novo painel de controle, basta acessar seu blog pelo endereço: http://draft.blogger.com/. Agora o novo painel está disponível tanto para quem acessa o painel de controle pelo Blogger in Draft, quanto para quem acessa através do endereço padrão.

Ao clicar no botão Experimente agora, o painel de controle do Blogger será atualizado para o novo painel, que como foi dito acima só estava disponível no Blogger in Draft. Você pode ver abaixo uma imagem comparativa do painel antigo com o novo painel.

Painel de controle antigo da plataforma Blogger

Novo painel de controle da plataforma Blogger

Como está aparente, houve uma grande mudança no painel de controle. Ele está agora mais "clean" (limpo), moderno e mesmo assim manteve a simplicidade e intuitividade. É possível notar também que algumas opções mudaram de nome, assim como os antigos menus e abas — muitos não existem mais. O que vale nesse momento é que você explore esse painel utilizando um blog de testes, assim será mais fácil de se familiarizar com as novas funções, que não param de ser adicionadas à plataforma.

Depois de explorar o novo painel, se você não tiver gostado do mesmo e quiser voltar para o painel antigo, basta clicar no link Voltar para a interface antiga, que se encontra no topo do painel de controle. Ao clicar nesse link, uma mensagem aparecerá agradecendo por você ter experimentado o novo painel de controle (veja a imagem abaixo), e dentro dessa mensagem haverá dois botões: Enviar comentários e Ignorar.

Mensagem de agradecimento

Clicando no primeiro botão, o painel voltará ao modelo antigo e uma nova aba do navegador se abrirá com um pequeno formulário, onde você poderá informar o motivo de você ter resolvido voltar para o modelo antigo e sugerir melhorias; clicando no segundo botão, o painel voltará para o modelo antigo e você não precisará informar nada.

Devido ao fato de que o novo painel de controle se tornará o painel padrão do Blogger, essa mensagem não aparece mais ao mudar para a versão antiga. Por enquanto você pode fazer essa mudança, entre o painel antigo e novo, a qualquer momento, mas provavelmente assim que o novo painel for liberado para todos, o novo painel deverá se tornar definitivo. Agora não é mais possível voltar a usar o painel de controle antigo do Blogger.

É importante lembrar que mesmo que o novo painel de controle tenha sido lançado no endereço principal do Blogger, muitas novidades ainda serão adicionadas à plataforma. Faça seus testes e tire suas conclusões sobre o novo painel de controle do Blogger; se você já testou o painel, participe deixando um comentário com sua opinião.

Com informações: Blogger Buzz.

Atualização — 03.04.2012 às 16h00
A equipe do Blogger informou em seu blog oficial (Blogger Buzz) que agora a nova interface será definitiva para os usuários da plataforma, e que é necessário que os mesmo atualizem o mais breve possível para a nova versão.

Blogger avisa que a interface antiga será desativada em breve

Também está sendo mostrada uma mensagem para os usuários que estão utilizando a versão antiga do painel de controle, para lembrá-los de que a nova versão do painel de controle se tornará padrão em breve, como ilustra a imagem acima.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 4 comentários neste artigo!

  1. É por estas e outras que adiarei por algum tempo a migração para o Wordpress.

    ResponderExcluir
  2. Eu estava na aba Editar HTML quando chegou o aviso as 7:10 da noite :P!

    ResponderExcluir
  3. Eu nao achei a aba "editar html" nessa nova interface, ou nao colocaram ou eu sou muito lerdo hahha

    ResponderExcluir
  4. Robson, não existe mais a "aba" Editar HTML, a aba se tornou um botão. Para editar o HTML do template, vá no menu Modelo, em seguida, abaixo da miniatura do template que você está utilizando, você verá que há o botão Personalizar e o botão Editar HTML, basta clicar no segundo.

    ResponderExcluir