[Blogger] - “Dynamic Views” apresenta sete novos modelos de template no Blogger

Depois do recente fracasso "imprevisto" com o lançamento do lightbox padrão do Blogger à plataforma, ontem, 27.09.2011, o Blogger deu uma grande reviravolta e anunciou em seu blog oficial (Blogger Buzz), o lançamento de sete novos templates, que são conhecidos como: Templates Dinâmicos. O que na realidade não é uma novidade, uma vez que esses templates foram disponibilizados para testes no dia 31.03.2011, como você pode conferir nesse artigo, publicado no Blogger Buzz.

Na época havia apenas 5 templates disponíveis, mas agora o Blogger integrou definitivamente tais templates à plataforma, e como foi dito acima, agora são 7 no total. Os template estão disponíveis tanto para quem usa o painel de controle antigo, quanto para quem utiliza o painel de controle novo, e foi adicionado ao Designer de modelo na seção "Dynamic Views" (Visualização Dinâmica). Eu, pessoalmente, acho os templates simplesmente espetaculares, pois todos são templates limpos, leves e bonitos, sem contar que todos foram criados com o que há de melhor no momento em tecnologia web (AJAX, HTML5 e CSS3), e com diversos efeitos já instalados por padrão.

Abaixo você pode conferir um vídeo criado pela equipe do Blogger, que demonstra todos os templates que foram disponibilizados aos usuários da plataforma; nomeados como: Classic, Flipcard, Magazine, Mosaic, Sidebar, Snapshot e Timeslide.



Mas, melhor do que ver um vídeo com a demonstração dos templates, é testá-los! Insira o nome do seu blog no campo abaixo e, em seguida, clique no botão Testar referente ao template que você deseja visualizar em seu blog.

Informe o endereço do seu blog (com domínio .com.br, .net, .com, .blogspot.com.br e etc.):
http:///view

Ao clicar no botão Testar, o template não será aplicado definitivamente ao seu blog!
Classic Flipcard Magazine Mosaic Sidebar Snapshot Timeslide

Os templates são muito bacanas, não é? E eles estão disponíveis para qualquer blog que tenha sido criado através da plataforma Blogger! Agora que você já visualizou como seu blog ficou com os novos templates, você poderá acessá-lo, sempre que quiser, através do endereço:

http://nome-do-seu-blog.blogspot.com.br/view (para blogs sem domínio próprio)
http://nome-do-seu-blog.com.br/view (para blog com domínio próprio)


...mas se você quiser aplicar um dos novos templates definitivamente no seu blog, basta acessar o menu Modelo, clicar no botão Personalizar, e escolher um dos sete modelos disponíveis na seção "Dynamic Views". Mas lembre-se que os leitores sempre poderão escolher um dos outros sete modelos, através do menu dropdown presente nestes modelos.

Por que meu blog não abre com o Dynamic Views?


Provavelmente, alguns de vocês notarão uma mensagem de erro ao tentar utilizar um dos sete templates. É importante que você saiba, que os modelos estão disponíveis para todos os blogs do Blogger, sem exceção. Então, se o seu blog não pôde ser visualizado com os novos templates, tenha certeza de conferir os seguintes itens nas configurações do seu painel de controle.

O blog deve ser público

Para que o blog possa utilizar os templates do Dynamic Views, é necessário que o mesmo seja público, ou seja, que qualquer pessoa possa acessá-lo. Para tornar seu blog público, é muito simples: acesse o menu Configurações > Básico, e na seção Leitores do blog, escolha a opção Qualquer pessoa.

O feed do blog deve ser completo ou até o jump break

É importante também, que você ofereça seu feed de maneira completa, ou até o jump break. Para configurar o seu feed dessa maneira, também é bastante simples: acesse o menu Configurações > Outro, e na seção Permitir feed de blog, escolha a opção Completa ou Até jump break.

Se o seu blog estiver configurado dessa maneira, você poderá utilizar os novos modelos!

Quais são as vantagens?


  • Scroll (rolagem de página) infinito;
  • Busca já integrada em todos os templates;
  • Organização de artigos por: recente, data, marcador ou autor;
  • Em alguns templates os artigos são abertos com um efeito lightbox;
  • Suporte a navegação com as setas do teclado;
  • Botões de compartilhamento (Google+, Twitter e Facebook) já instalados;
  • As imagens são carregadas enquanto se navega (lazy load images);
  • Compatível com a maioria dos navegadores (em suas versões mais recentes).

Quais são as desvantagens?


  • Hacks e outros elementos (lightbox, shadowbox, paginação etc.) não funcionam;
  • Não possuem suporte a gadgets; [Atualizado]
  • No momento não permitem uma maior customização; [Atualizado]
  • Sistemas de comentários de terceiros (DISQUS, Intense Debate etc.) não funcionam;
  • Customização de alguns elementos (<blockquote>, <code> etc.) não funcionam.

Sem dúvidas, esses templates serão de grande utilidade para as pessoas que possuem dificuldades em encontrar um template moderno, bonito, simples e leve! O meu prefiro até o momento, sem dúvidas, foi o template Sidebar! Mas e você, o que achou desses novos templates, e qual deles você mais gostou? Participe postando um comentário!

Com informações: Blogger Buzz.

Atualização — 07.10.2011 às 20h14
Hoje, a equipe do Blogger postou um novo artigo em seu blog oficial, com informações sobre a utilização/aceitação do Dynamic Views por parte dos usuários da plataforma. Abaixo você pode conferir um resumo das informações que foram fornecidas.

De acordo com a equipe do Blogger, centenas de usuários já abandonaram trocaram o template de seus blogs, para um dos novos modelos dinâmicos. O modelo mais utilizado pelos usuários da plataforma até o momento, é o modelo Magazine, e em segundo lugar está o modelo Classic. Também foram feitas algumas melhorias nos modelos, tais quais:
  • Maior ênfase nos resultados de busca dos templates Magazine e Timeslide;
  • Melhoria na preservação da posição das imagens dentro dos artigos;
  • Habilitado o suporte a JavaScript dentro dos artigos;
  • Corrigido o problema de engrenagens girando infinitamente ao clicar em alguns links;
  • Habilitado o suporte às páginas de arquivo.
A equipe do Blogger informou também, em seu artigo, que grande parte dos usuários da plataforma enviaram feedbacks, sobre a falta de suporte a gadgets e de opções para uma maior customização dos novos modelos. A boa notícia é que a equipe do Blogger já está trabalhando para sanar esse "problema", e que pelo fato dos novos modelos serem criados totalmente em JavaScript, HTML5 e CSS3, os gadgets estão passando por uma total reformulação, mas que muito em breve o primeiro pacote de gadgets para os modelos dinâmicos será lançado! [Atualizado]

Quanto à customização dos modelos, a equipe do Blogger informa que reconhece o esforço dos blogueiros em customizar seus blogs, e que pretendem adicionar, em um futuro próximo, um maior suporte à customização dos novos modelos através da ferramenta Designer de modelo. [Atualizado]

Atualização — 30.10.2011 às 18h40
A equipe do Blogger, recentemente, adicionou um suporte aos templates dinâmicos que permite que os mesmos sejam customizados através da ferramenta Designer de modelo. Confira um artigo de como fazer a customização, clicando aqui.

Atualização — 11.08.2012 às 15h10
Já faz algum tempo que os templates dinâmicos suportam alguns dos gadgets fornecidos pelo Blogger. Para conferir um artigo com todos os gadgets que são suportados no momento, clique aqui.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 6 comentários neste artigo!

  1. Muito legal isso, mas as desvantagens deixam-o ruim! Mais o Blogger ainda está na frente!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana essas visualizações, dão um toque extra aos nossos blogs.

    Não sei se é só no meu, mas toda vez que eu entro em Designer do Modelo, a tela fica carregando direto, sem nada acontecer. Ok, não fui no Fórum do Blogger ainda, mas isso já tem acontecido a um tempo. Não uso essa função, pois meu template é customizado, mas fui tentar entrar ontem, tanto pelo painel antigo quanto pelo novo e nada da página carregar. Aguardar pra ver.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sybylla, isso também aconteceu comigo há um tempo atrás, e eu descobri que o problema era um script que eu havia instalado no template, para evitar que o mesmo fosse aberto dentro de frames por serviços de terceiros, e como o Designer do modelo utiliza frame para mostrar o template, o mesmo fica apenas carregando! Eu olhei seu template, e pude ver que você possui o mesmo script em seu blog; procure por: <!-- Fechar frames --> e exclua o script, isso deve devolver a funcionalidade ao seu Designer do modelo! Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Pois não é que deu certo? Esse cara é porreta! XD

    ResponderExcluir
  5. Eu particularmente não gostei muito desse novo visual de blogs do Blogger. Achei feio.

    ResponderExcluir
  6. Olá, achei muito legal os novos modelos, até estou aplicando ele num novo projeto, mas estou com dificuldades em configurar o menu, se é que é possível, pq já fiz de tudo e nda e o modelo que quero usar seria perfeito para o projeto. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

    Abraços!

    ResponderExcluir