[Blogger] - Como desativar o efeito Lightbox padrão em blogs do Blogger

Muito se tem comentado, e divulgado na blogosfera, sobre o novo recurso que o Blogger implantou recentemente em sua plataforma. Se você ainda não sabe de que recurso estamos falando, saiba que é do efeito Lightbox padrão do Blogger. Você pode conferir um exemplo de como esse efeito funciona no blog, através da imagem ilustrativa abaixo.


Lightbox padrão do Blogger em funcionamento

Esse efeito é ativado quando se clica em qualquer imagem que esteja dentro de um artigo, esteja essa imagem com um link (que redirecione para a própria imagem) ou não. Embora esse efeito, aparentemente, esteja disponível em todos os blogs da plataforma, a equipe do Blogger até o momento não se pronunciou sobre a implantação do mesmo em nenhum de seus blogs: Blogger Buzz e Blogger in Draft. Também não há nenhum código visível nos templates da plataforma, ou qualquer opção no painel de controle que permita aos usuários ativar ou desativar essa opção.

Eu, pessoalmente, odiei o fato do Blogger implementar um recurso em toda a plataforma sem ao menos avisar seus usuários, ou adicionar o recurso em uma forma de testes. Então, conversando com o Kevin, dono do blog Designer Effects, ele me enviou o link de um artigo do blog Vagabundia que continha um código para desativar esse novo recurso. Porém, o código foi criado originalmente pelo Mark, dono do blog Code from an English Coffee Drinker — que me deu permissão para publicar seu código aqui no blog.

Enfim, já ficou aparente o meu descontentamento com a falta de respeito (a meu ver) da equipe do Blogger, para com seus usuários. Agora veremos como bloquear/desativar esse efeito Lightbox padrão do Blogger. Há dois métodos, escolha o que mais lhe agradar ou o que melhor funcionar em seu blog.

Gadget para bloquear o lightbox padrão do Blogger


Esse método é recomendável para os usuários que não têm afinidade com a edição do template do blog (iniciantes), pois através dele o código de desativação/bloqueio será adicionado dentro de um gadget, o que facilitará na hora de adicionar/remover o mesmo. Se esse é o seu caso, siga os passos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois clique no menu Layout > Adicionar um Gadget > HTML/JavaScript.


2. Cole o código mostrado abaixo, dentro do campo de conteúdo do gadget e, em seguida, clique no botão Salvar.

<!-- Script para bloquear o lightbox padrão do Blogger -->

<script type="text/javascript">
//<![CDATA[
var lightboxIsDead = false;
function killLightbox() {
if (lightboxIsDead) return;
lightboxIsDead = true;
var images = document.getElementsByTagName('img');
for (var i = 0 ; i < images.length ; ++i) {
images[i].parentNode.innerHTML = images[i].parentNode.innerHTML;
}
}

if (document.addEventListener) {
document.addEventListener('DOMContentLoaded', killLightbox, false);
} else {
document.attachEvent('onDOMContentLoaded', killLightbox);
window.attachEvent('onload', killLightbox);
}
//]]>
</script>

<!-- Fim do script para bloquear o lightbox padrão do Blogger -->


Pronto, agora basta acessar o seu blog e clicar em qualquer imagem que esteja dentro de seus artigos para conferir se o efeito lightbox está realmente sendo bloqueado pelo script de maneira satisfatória; caso não esteja tente o método abaixo.

Bloqueio do lightbox padrão do Blogger pelo template


Esse método é recomendável para quem já possui a prática de editar o template do blog. O código para esse método é diferente do código acima, ele é menor, portanto, é mais leve. Se você prefere adicionar o código no template do seu blog, basta seguir os passos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2.Clique no botão Editar HTML para visualizar o código fonte do seu template. Em seguida clique dentro do código do seu template e pressione Ctrl+F para abrir a caixa de Busca do editor. Procure o código abaixo.

</body>

3. Imediatamente abaixo desse código, adicione esse outro código.

<!-- Script para bloquear o lightbox padrão do Blogger -->

<script type='text/javascript'>
//<![CDATA[
var images = document.getElementsByTagName('img');
for (var i = 0 ; i < images.length ; ++i) {
images[i].parentNode.innerHTML = images[i].parentNode.innerHTML;
}
//]]>
</script>

<!-- Fim do script para bloquear o lightbox padrão do Blogger -->


4. Para finalizar, clique no botão Visualizar modelo e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo.

A partir de agora, seu blog deverá não exibir mais o lightbox do Blogger. Se esse código não funcionar no seu blog (o que eu duvido), você poderá tentar ainda o primeiro código — caso já não o tenha tentado. E caso tenha surgido algum interesse no efeito lightbox do Blogger, e você queira um efeito semelhante, porém mais moderno, você pode conferir esses dois artigos:
E você, o que achou desse novo recurso do Blogger? Sinta-se a vontade para participar postando um comentário com a sua opinião.

Site de origem: Code from an English Coffee Drinker

Atualização — 20.09.2011 às 01h40
Ontem, 19.09.2011, o Blogger finalmente se pronunciou sobre o lançamento desse novo recurso através de um artigo em seu blog oficial. Você pode conferir um artigo atualizado clicando nesse link.

Atualização — 20.09.2011 às 04h30
O artigo foi atualizado para inclusão de um novo código que funciona de maneira mais eficiente para bloquear o lightbox do Blogger.

Atualização — 23.09.2011 às 00h50
Devido ao fato de os códigos que foram divulgados nesse artigo, causarem alguns conflitos com os gadgets fornecidos pelo Blogger, o Mark atualizou novamente os códigos, de modo que não haja mais tais conflitos.

Atualização — 23.09.2011 às 02h40
Devido à diversas reclamações dos usuários, sobre a implantação forçada do efeito lightbox em todos os blogs, e também reclamações sobre conflitos que estariam sendo gerados em blogs por culpa do novo recurso, a equipe do Blogger comunicou em seu blog oficial que o efeito foi desativado para passar por algumas melhorias.

Atualização — 13.10.2011 às 02h15
Ontem a equipe do Blogger informou, em seu blog oficial, que o efeito Lightbox está novamente disponível na plataforma, mas de maneira opcional. Agora você pode ativar e desativar esse recurso sem precisar recorrer aos códigos citados acima. Confira como ativar/desativar o lightbox do Blogger, clicando nesse link.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 7 comentários neste artigo!

  1. Para ser sincera eu gostei, pois tem pessoas que das duas uma: ou não sabem mexer com templates (e a maioria de quem tem blog não se preocupa em aprender), ou ainda não conseguiram fazer o código funcionar. Eu mesma bati muita cabeça antes de encontrar um código para lightbox que funcionasse.

    Acho que como desenvolvedora da plataforma, a Google tem o direito de implantar uma ferramenta que pode desagradar a alguns e agradar a outros. Acredito que ela apenas poderia pôr o efeito como optativo já que muitos não gostaram.

    Só não entendi se os usuários não gostaram por que ficou feio ou se foi sem avisar. =\

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sybylla, eu concordo com você em algumas partes. Para os usuários da plataforma que não possuem conhecimentos avançados e não sabem mexer no template, e também para aqueles que não gostam que as imagens abram em outra janela/aba, o efeito lightbox do Blogger pode ser uma ótima opção.

    Porém, simplesmente implantar um novo recurso e se quer publicar uma nota ou qualquer coisa do tipo informando sobre o mesmo, eu, pessoalmente, acho um desrespeito com o usuário da plataforma.

    Direito eles têm, mas o Blogger simplesmente implantou o recurso em todos os blogs da plataforma e pronto, não pensaram que muitos blogs poderiam já utilizar algum efeito do tipo, ou qualquer outro recurso que pudesse ser afetado pelo lightbox deles.

    Não digo que agiram de "má fé", creio que eles criaram esse recurso na melhor das intenções, mas como você falou, seria melhor que fosse um recurso opcional, e que eles avisassem sobre o mesmo, para que os usuários que estivessem interessados pudessem testar, ou não, em seus blogs - como eles sempre fizeram com o Blogger in Draft.

    Eu também notei que os links do Twitter Feed não estão aparecendo nas atualizações, mas não sei o que pode ser. Todos os feeds que divulgo através do serviço funcionam perfeitamente, mas o do Bloggando Na Web começou com essas gracinhas, estou tentando ajeitar isso.

    Já atualizei o seu nick no Twitter Feed. Agradeço a visita e o comentário. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Igor...Sem palavras, isto é sensacional! Eu procurei em todos os blogs que conheço e nada, mas você conseguiu mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. Sabe, estou empolgada com as mudanças que o Blogger vem apresentando. Ele está ficando mais dinâmico, mais interessante, mais profissional, pois muitos reclamam que ele tem um ar meio amador.

    Tudo bem que o lightbox possa não ter agradado, que o painel novo ainda apresente erros (nem me acostumei com ele ainda), mas acho que para nós que usamos essa plataforma temos muito a ganhar daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei, pois facilitou 100% a minha ida, você tem um tutorial de como ativar o Light Box

    ResponderExcluir
  6. F Lira, não há nenhuma opção no momento para reativar o lightbox padrão, mas o Blogger informou que assim que terminarem de melhorar o efeito, o mesmo será lançado novamente.

    ResponderExcluir