[Blogger] - Blogger avisa "iniciantes" que editar o Template pode causar problemas

Hoje ao tentar fazer algumas modificações no template do blog, recebi uma mensagem informando que a edição do template só deveria ser feita por usuários experientes — que ousadia, rs. Contudo, devo confessar que essa é a maior tentativa que eu já vi na plataforma de evitar que usuários inexperientes destruam baguncem os códigos de seus templates, e que comecem a utilizar, mais frequentemente, as opções de customização da ferramenta Designer de modelo.


Aviso do Blogger para que os usuários não destruam seus templates

Para editar o HTML do template é necessário clicar no botão Prosseguir, informando que você está ciente dos riscos; ao clicar no botão Abrir o Designer de modelo você será direcionado para a página de customização do Blogger; e clicando no botão Cancelar a janela de Editar HTML será fechada. Tenho quase certeza de que esse aviso é uma tentativa da equipe do Blogger de diminuir a frequência de pedidos de ajuda no fórum do Blogger, relacionados a erros no template, filtrando assim os pedidos que realmente são mais relevantes.

Essa grande concentração de pedidos de ajuda, se dá ao fato de que muitos usuários navegam na web atrás de recursos para "melhorar" seus blogs, e começam a adicionar diversos códigos ao template sem saber o que estão adicionando ou se tal recurso é compatível com outros já instalados — e a consequência disso só pode ser uma: conflitos no template.

Essa mensagem, por enquanto, só aparece quando se está utilizando o novo painel de controle; no painel de controle antigo não notei nenhum tipo de mensagem, mas isso talvez não seja tão necessário, uma vez que o Blogger pretende tornar o novo painel de controle no padrão.

E embora eu esteja usando o novo painel de controle no idioma português, a mensagem aparece no idioma inglês, o que nos leva a acreditar que essa mensagem é apenas um teste, mas isso não é nenhum problema, uma vez que outros recursos também estão aparecendo em inglês — com o tempo esses pormenores serão resolvidos.

Atualização — 13.09.2011 às 11h00
O Blogger atualizou a mensagem que foi mostrada na imagem do artigo, e agora a mesma já aparece no idioma português. Também foi adicionado o botão "Abrir o Designer de modelo" à mensagem, e a mesma agora é padrão para todos os blogs da plataforma, esteja você usando o painel de controle antigo ou o novo.

Atualização — 26.12.2012 às 21h07
Parece que essa tentativa não surtiu muito efeito sobre os usuários da plataforma, e a equipe do Blogger resolveu focar seus esforços em outros assuntos, pois já faz algum tempo que a mensagem não é mais exibida para os usuários, permitindo que os códigos do template possam ser modificados assim que se clica no botão Editar HTML.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 7 comentários neste artigo!

  1. Eu também estava no meu Blogger e vi o aviso, traduzi e soube disso.

    ResponderExcluir
  2. Já eu não consigo entrar no novo painel para editar o HTML, dá um erro e a página trava. Deve ser só comigo, ainda não vi ninguém reclamar. =\ Nem a versão mobile eu consigo ativar para ver. Imagino que seja mais um daqueles bugs que a Google está tentando arrumar.

    Mas vale a dica pro pessoal "espertinho" não fazer burrada com seus blogs. Eles se animam quando criam uma página pessoal e tentar colocar todos os recursos existentes e acabam se dando mal depois.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, é só salvar tudo antes de fazer qualquer alteração. Se der algo errado, basta copiar e colar o código da versão antiga.

    ResponderExcluir
  4. Sybylla, recentemente eu também passei por problemas para acessar o Editar HTML no novo painel de controle, e tive que utilizar o painel antigo para fazer algumas alterações, mas depois de um tempo voltou tudo ao normal. Creio que esse problema esteja ocorrendo pelas mudanças que estão sendo realizadas no menu Modelo.

    Seria interessante que você enviasse um comentário, através do novo botão que há no canto inferior direito do painel de controle, para informar o Blogger sobre tal erro - isso, é claro, se a opção de comentários estiver disponível.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Fernando, realmente é muito importante fazer backup do template antes de qualquer alteração direta no HTML, porém, os usuários inexperientes acabam sedendo a tantos recursos disponíveis na web para customizar o blog, que eles acabam esquecendo de fazer o backup ou acabam mexendo onde não devem. Acho uma ótima iniciativa do Blogger, apesar de ser um pouco chato, mas ainda assim é importante. Agradeço a visita e o comentário, volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Isso mesmo, não é fácil "mecher" em HTML, para isto devemos se aprimorar. Caso contrario venha causar danos ao blog.

    ResponderExcluir
  7. Caio, é exatamente isso o que eu acho que o Blogger quer, que apenas os usuários avançados editem o HTML, o que, como eu falei no artigo, diminuiria as ocorrências de usuários no fórum no Blogger tentando descobrir o que fizeram de errado.

    ResponderExcluir