[Serviço] - Como remover o sistesma de comentários DISQUS de um blog do Blogger

Eu já ensinei, há algum tempo atrás, como instalar o serviço de comentários do DISQUS em um blog do Blogger, para melhorar a interação entre os leitores e o autor do blog. Porém, no artigo de hoje eu mostrarei o inverso: como excluir o sistema de comentários do DISQUS de um blog do Blogger, pois muitas pessoas instalam o serviço apenas para testá-lo e depois não sabem como desinstalá-lo. Excluir o DISQUS do seu blog é até mais fácil do que instalá-lo, e para isso basta seguir os passos descritos abaixo.


Deletando sua conta no site DISQUS


Antes de mais nada, mostrarei a você como excluir sua conta do serviço DISQUS. Porém, caso você tenha interesse em comentar em blogs que utilizam este sistema de comentários, você pode optar por pular essa etapa e manter a sua conta ativa. Para isto, role o artigo um pouco mais abaixo e leia apenas a parte de desinstalação do sistema de comentários do blog.

ATENÇÃO: é muito importante que antes de excluir sua conta, você faça a sincronização dos seus comentários com a plataforma Blogger, para evitar que os comentários que você recebeu através do DISQUS sejam perdidos. Saiba como ativar a sincronização clicando nesse link.

1. Acesse o endereço: http://disqus.com/, e clique no link Login, localizado no canto superior direito do site. Após fazer login passe o mouse por cima da sua foto de perfil, também localizada no canto superior direito do site, e escolha a opção Edit Profile (ou Settings, dependendo da página que você estiver).

2. Uma janela se abrirá mostrando diversas guias, clique na guia Account e, em seguida, no botão Delete Account (ou Deactivate Account), como ilustra a imagem abaixo.


3. A janela se atualizará e perguntará o motivo de você estar deletando a sua conta do DISQUS, escolha a opção que se encaixe melhor a seus motivos, e em seguida clique no botão Yes, delete my account, como ilustra a imagem abaixo.


4. Ao clicar no botão, a janela novamente se atualizará e mostrará uma mensagem informando que você deve esperar 48 horas até que a exclusão seja completada. Neste período você ainda poderá acessar sua conta, mas eu não aconselho que você não o faça.

Desinstalando o sistema de comentários do DISQUS do blog


1. Agora que você já excluiu sua conta, você deverá remover o formulário de comentários do DISQUS de seu blog, portanto, faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois clique no menu Layout, e exclua o gadget do DISQUS, que foi instalado quando você se registrou no serviço. Ao excluir tal gadget todos os comentários do blog voltarão ao padrão do Blogger.

Atualização — 28.04.2012 às 21h10
Alguns leitores comentaram no artigo informando que após desinstalar o serviço do Blogger, os comentários não apareciam mais em seus blogs. É importante que para que os comentários voltem a aparecer no seu blog após a desinstalação, sejam vistos os seguintes tópicos:

Ative a Sincronização dos comentários

No momento em que você se registra no serviço, é importante que você ative a sincronização de comentários entre o DISQUS e o Blogger, de forma que ao postar um comentário utilizando o formulário de comentários do DISQUS, o mesmo seja adicionado a sua conta do Blogger também. Dessa maneira, quando você excluir o serviço, seus comentários também estarão na plataforma do Blogger.

Se você não ativou a sincronização de comentários quando se registrou, você pode fazer a ativação a qualquer momento (antes de excluir sua conta) seguindo os passos desse artigo. Caso você tenha muitos comentários, considere uma espera de até 48 horas para a sincronização ser efetuada. Porém, pode ocorrer de o serviço apresentar lentidão, e a sincronização ficar pendente por tempo indeterminado, neste caso você precisará esperar até verificar a mensagem de sucesso de sincronização.

Verifique a Configuração de comentários do Blogger

Em alguns casos, o que pode estar ocorrendo é uma falha de configuração do Blogger. Talvez os comentários já tenham sido sincronizados, mas as configurações do Blogger não estão permitindo a visualização dos mesmos. Verifique no menu Configurações > Postagens e comentários se está tudo configurado de maneira correta.

Remova o Gadget de comentários do DISQUS

Algumas pessoas, possivelmente após excluir a conta no serviço, esquecem de seguir o passo de desinstalação, e já acessam o blog para verificar se o DISQUS foi removido. É importante que o gadget do DISQUS seja excluído do blog, portanto, tenha certeza de seguir todos os passos do tutorial.

Atualização — 28.04.2012 às 20h55
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger.

Atualização — 30.12.2012 às 21h25
Diversos leitores comentaram informando que após acessar a guia "Account", não encontram o botão para deletar a conta. Se isto também está ocorrendo com você, fique despreocupado, pois a não aparição do botão se deve ao fato de a equipe do DISQUS estar fazendo algumas mudanças em seu sistema. Sendo assim, a opção de exclusão das contas está temporariamente desativada.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 26 comentários neste artigo!

  1. muito obrigadaa! hehe~

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Matheus, fico feliz que o artigo o tenha ajudado, volte sempre!

      Excluir
  3. Removi o DISQUIS certinho, ativei novamente os comentários nas configurações, porém os posts anteriores não mostram a caixa de comentário, eu teria que entrar em cada um e habilitar os comentários.

    Tem outra maneira mais fácil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GTAFiles, não sei porque os comentários do seu blog não estão aparecendo. Durante a instalação do DISQUS é instalado um gadget, e esse gadget é quem substitui o formulário de comentário do Blogger pelo do DISQUS, não havendo nenhuma alteração nas configurações dos comentários em si. Você verificou os tópicos da atualização que fiz no final do artigo?

      Excluir
  4. Verifiquei. Muito estranho pois todos posts que foram postados após a instalação do DISQUS tem a opção "Não permitir, ocultar existentes" nas postagens.

    Alguma ideia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GTAFiles, realmente não sei porque isso ocorreu. Eu mesmo utilizava o DISQUS aqui no blog até um tempo atrás, e depois que o desativei os artigos continuaram com as configurações que eu havia deixado antes da instalação. Só vejo a possibilidade de resolver isso alterando as configurações artigo por artigo mesmo.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu uso o Disqus em meu blog há algum tempo e até gosto bastante, mas ultimamente ele tem me trazido um pouco de dor de cabeça, como, por exemplo, estou tentando tirar as "letrinhas de confirmação" há um tempão e não consigo de jeito nenhum. Já coloquei lá no Blogger mesmo "NUNCA pedir as letras de confirmação", mas mesmo assim elas insistem em aparecer no Disqus. Você sabe o que eu devo fazer para tirá-las de uma vez?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, no momento eu não estou utilizando o DISQUS, e o sistema passou por uma atualização, portanto, preciso de alguma informações: em qual blog está aparecendo as letras de confirmação? No seu blog você modera os comentários? As letras aparecem quando você comenta com sua conta do Facebook, DISQUS ou somente quando comenta como Convidado (Anônimo). Fico no aguardo das respostas.

      Excluir
  6. Olá Igor, mas n meu não tem esse botão para clicar no Accout, já fucei e nao tem...:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly, a janela com a opção Account só aparecerá quando você fizer login, clicar na foto do seu perfil no canto do site e escolher a opção Edit Profile. Ai sim será aberto uma janela com várias abas, incluindo a aba Account. Qualquer dúvida entre em contato novamente! Beijos.

      Excluir
  7. Pra mim também não esta aparecendo esta opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, você acessou a opção "Edit Profile", após ter feito login no site do DISQUS?

      Excluir
  8. Pra mim também não está aparecendo, apesar de ter sim feito login e clicado em edit profile :x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maay, desculpe a demora em responder! Acabei de atualizar o artigo. O botão de deletar a conta não está aparecendo, pois a opção está temporariamente desativada devido a uma atualização no sistema de comentários. A opção voltará a ser ativada assim que a atualização for concluída. Para mais informações leia a atualização no final do artigo.

      Excluir
  9. Eu tudo direitinho mas só aparece salve, mas delete não!!! ai socorro que eu quero deletar esse treco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jude Mesquita. Acabei de fazer uma atualização no artigo. O botão para deletar a conta não está aparecendo, pois a opção foi temporariamente desativada para uma atualização no sistema de comentários do DISQUS. A opção voltará a ser ativada assim que a equipe do DISQUS concluir a atualização. Para mais informações leia a atualização no final do artigo.

      Excluir
  10. No meu não aparece Delete Account, só Save Changes o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Skandar Keynes. O artigo acaba de ser atualizado. O botão para deletar a conta não está aparecendo, pois a opção foi temporariamente desativada para devido a uma atualização do sistema. A opção voltará a ser ativada assim que a equipe do DISQUS concluir a atualização. Para mais informações leia a atualização no final do artigo.

      Excluir
  11. Sou leiga no assunto, e segui a parte que você sugere deletar o gadjet Disqus.
    No meu caso exclui do painel, layout (blogger), o gadjet e os comentários continuam ok.
    É somente isso?
    Anteriormente várias leitoras do meu blog não estavam conseguindo comentar...
    Desde já obrigada pelas orientações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina, se você removeu o gadget do DISQUS do seu blog (no painel Layout), e os comentários que foram publicados através dele estão aparecendo no seu blog normalmente, como se tivessem sido postados através do Blogger, é apenas isso sim. O DISQUS passou por algumas reformas ultimamente, e teve um período de instabilidade. Pode ter sido isso o que afetou você. De qualquer forma, surgindo novas dúvidas pode comentar que farei o possível para tentar ajudar. Eu que agradeço a visita e o comentário. Volte sempre!

      Excluir
  12. Obrigado! Mais claro e prático, impossível! =)

    ResponderExcluir
  13. Olá, Igor! Você poderia me dizer se TODOS os comentários, antigos e novos do disqus são sincronizados com o blogger? Me disseram que são apenas os novos. :(
    BTW ótimo post e explicações, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayna, com relação a sua dúvida, posso te dizer que todos os comentários do DISQUS podem ser sincronizados com o Blogger, assim caso você desinstale o DISQUS, os comentários que você recebeu através dele permanecerão no Blogger. Porém, para garantir que tudo funcione corretamente você precisa ter ativado a sincronização de comentários. Saiba como fazer essa sincronização neste artigo: http://www.hdblog.com.br/2010/12/como-instalar-o-disqus-em-um-blog-do.html. Qualquer dúvida é só entrar em contato. Eu que agradeço a visita e o comentário. Volte sempre!

      Excluir