[Blogger - Customização] - Novo recurso para adicionar favicon em um blog do Blogger

É natural que todos os blogueiros, assim que criam seus blogs, procurem na web por artigos e tutoriais que os ajudem a customizá-los, de forma que fiquem com a sua cara. Hoje o leitor Igor Oliveira, entrou em contato comigo para falar sobre um novo recurso que a equipe do Blogger disponibilizou: a customização do favicon do blog. Eu já escrevi um artigo aqui no blog, que explica como instalar um favicon personalizado em um blog do Blogger de maneira manual, mas com o lançamento de tal recurso os usuários da plataforma poderão adicionar seus favicons com uma maior facilidade, sem precisar mexer com os códigos do template. Veja abaixo como utilizar esse novo recurso e deixar seu blog com a sua marca.

Alterando o favicon do blog através do painel de controle do Blogger


1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois clique no menu Layout. Nessa página do painel de controle, você verá a seção Favicon, como ilustra a imagem abaixo.


2. Clique no link Editar, e uma janela como a mostrada abaixo se abrirá.


3. Clique no botão Selecionar arquivo, e abra a imagem que você quer utilizar como favicon (geralmente o logotipo do seu blog), em seguida clique o botão Salvar. Pronto, agora vá no seu blog e veja se o seu favicon está aparecendo corretamente!

Atualização — 12.06.2011 às 13h55
Alguns usuários relataram em outros blogs, que após efetuar o carregamento do favicon, o mesmo não aparecia no blog. Isso ocorreu comigo também, mesmo carregando a imagem no formato certo a mesma não apareceu aqui no blog. Se isso aconteceu com você, uma alternativa para adicionar seu favicon, é fazê-lo manualmente, para isso basta ler nosso outro artigo.
Se você gostou deste artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se a vontade para participar deixando um comentário.

Atualização — 28.04.2012 às 20h55
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 9 comentários neste artigo!

  1. Eu consegui colocar o favicon .jpeg normal por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Viviane: nesse caso eu não sei o que pode ter ocorrido, pois eu tentei colocar arquivos em .png, .jpg e .bmp e em todas as tentativas apareceu uma mensagem informando que o arquivo era de formato inválido.

    ResponderExcluir
  3. Ai mano,num ta aparecendo...será que eu erreia alguma coisa
    mas mesmo assim valeu
    sorte ai viu.
    Adm.

    ResponderExcluir
  4. Resultado do jogo do bicho: então, como eu falei no artigo comigo também não apareceu utilizando o novo recurso, mas ele ainda está em fase de testes. Tente adicionar o favicon de maneira manual clicando no link que eu informei no final do artigo. Espero que assim funcione. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. tentei colocar o icone e não consegui!!!

    ResponderExcluir
  6. Classecred.ap: visitei seu blog com os navegadores: Firefox, Google Chrome, Opera e Internet Explorer, e em todos, exceto no IE, seu favicon apareceu perfeitamente!

    ResponderExcluir
  7. Igor, olha eu de novo =P

    Coloquei um favicon teste no formato ".ico" pelo painel do Blogger. Porém, ele só aparece no IE, no Chrome ou Firefox continuam aparecendo o do Blogger, rsrs
    Para aparecer nesses navegadores devo tentar em PNG?

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Lu, tudo bem contigo?

    Então, eu testei o recurso e comigo não apareceu em nenhum navegador, mas se com você apareceu no IE, tente agora adicionar o favicon manualmente no formato PNG, pois ele aparece no Firefox e no Chrome! Combinado assim, quem sabe não fica aparecendo em todos os navegadores, faça um teste.

    Agradeço a visita e o comentário! Volte sempre!

    ResponderExcluir