[Google Plus] - Botão +1 (plus one, mais um) para blogs do Blogger

Recentemente o Blogger anunciou em seu blog oficial (Blogger Buzz), que um novo recurso está disponível para os blogs do Blogger. O recurso se chama: +1 (mais um, ou em inglês: plus one). Esse botão tem praticamente a mesma finalidade do botão "Curtir" do Facebook, e veio para ajudar os usuários dos serviços do Google em diversos sentidos, inclusive para ajudar seus artigos a ganharem mais notoriedade nos resultados de pesquisa do Google Search.

Abaixo você pode conferir um vídeo (em inglês) com uma explicação bem rápida de como funciona esse novo recurso, que com certeza promete trazer muitos benefícios aos blogueiros.



Em resumo, como já foi dito, o botão nada mais é do que um botão "Curtir" (como o Facebook). Porém, esse botão trás um diferencial muito bacana: sempre que você curte clica sobre o botão, os contatos que você possui em sua conta do Google, sejam eles do Gmail, Orkut ou qualquer outro serviço, verão nos resultados de busca do Google Search, que você recomendou aquele determinado artigo/página.

Vamos dar um exemplo prático: vamos supor que a Gabriella Oliveira está super afim de comer um bolo de laranja com cobertura de chocolate. Mas ela não sabe como fazer tal bolo, então ela navega na web atrás de uma boa receita. Depois de algumas pesquisas ela encontra uma receita que lhe ajuda a fazer o tal bolo, e então clica no botão plus one que há no site da receita — até o momento nada demais.

Depois de uma semana um amigo (Marcos) resolve visitá-la, então ela prepara o bolo (utilizando a receita que ela encontrou) para fazer uma recepção a seu amigo, e ele simplesmente adora o bolo! Alguns dias depois ele fica com vontade de comer novamente um bolo de laranja com cobertura de chocolate, e resolve buscar na web alguma receita.

Mas, existem diversas receitas na web ensinando como fazer um bolo de laranja com cobertura de chocolate. Como saber qual receita será a melhor? É ai que entra a função do plus one! O botão adiciona, abaixo dos resultados de busca, a foto e o nome dos seus amigos (contatos) que recomendaram determinada página, como você pode ver na imagem ilustrativa abaixo.


Rapidamente, Marcos se lembra do bolo que comeu na casa de Gabriella, e se recorda que o bolo estava uma delícia, então ele resolve verificar a página que sua amiga compartilhou. Ele faz a receita e o bolo fica igualmente delicioso. Então, Marcos resolve clicar no botão plus one também, e é aí que tudo começa novamente.

Sempre que algum dos contatos da Gabriella ou do Marcos, procurarem por uma receita de bolo de laranja com cobertura de chocolate, eles verão que eles recomendaram aquela receita em especial. E se os amigos deles clicarem no botão plus one, seus contatos também passarão a ver tal recomendação. E é assim que o botão funciona.

Mas em que isso pode ajudar os blogueiros? A resposta é simples, sempre que um blogueiro clicar no botão do plus one, os contatos que ele tem em sua conta verão que ele recomendou determinado artigo, contatos esses que podem ser blogueiros também, e isso fará com que seus artigos ganhem mais notoriedade na blogosfera. Há também a vantagem de que quanto mais um artigo é compartilhado, melhor ele será visto diante dos robôs do Google Search.

Qualquer pessoa pode compartilhar um artigo com o plus one, basta passar o mouse por cima de alguma página nos resultados de busca do Google e clicar no respectivo botão. Mas apesar de ser possível clicar no botão do plus one diretamente nos resultados de busca do Google, no próximo artigo mostrarei como instalar esse botão dentro das páginas do blog, para facilitar esse compartilhamento.

Atualização — 25.04.2012 às 22h55
O artigo foi atualizado para uma melhor elaboração da explicação do funcionamento do botão, e para atualização das imagens de exemplo do artigo.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foi postado 1 comentário neste artigo!