[Blogger Hacks] - Mostrar alerta para o leitor que acessa o blog com o Internet Explorer

Olá amigo blogueiro, é você quem customiza o seu próprio template? Se sim, você já deve ter percebido como é difícil criar um template que funcione 100% em todos os navegadores, certo? E se você já utiliza a web há um bom tempo, deve ter notado também que a maior incompatibilidade dos elementos de um blog sempre acontece no navegador Internet Explorer, que, por muito tempo, foi um modelo de navegador para a web.


Mas os usuário mais conservadores, ou aqueles que não procuram se manter atualizados com relação às web standards (padrões web), insistem em utilizar esse navegador. E foi pensando nisso que eu resolvi escrever esse artigo, onde eu mostrarei como exibir um alerta quando algum leitor acessar o blog utilizando o navegador Internet Explorer.

O alerta será mostrado apenas para os leitores que acessarem o blog utilizando o navegador Internet Explorer, se eles o acessarem utilizando qualquer outro navegador, tais quais: Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera etc., o alerta não será mostrado. Abaixo você pode ver uma imagem de exemplo de como será o alerta, mas se quiser vê-lo em funcionamento acesse o nosso blog de testes usando o navegador Internet Explorer.

Alerta de incompatibilidade de template no navegador Internet Explorer

A instalação do código que gera este alerta é bastante simples, basta seguir os passos descritos abaixo. Mas lembre-se que esse alerta aparecerá sempre que o leitor acessar o seu blog com o Internet Explorer, e caso ele recarregue a página, acesse algum artigo ou página o alerta aparecerá novamente, o que pode ser muito chato para o leitor.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2. Clique no botão Editar HTML para visualizar o código fonte do seu template. Em seguida clique dentro do código do seu template e pressione Ctrl+F para abrir a caixa de Busca do editor. Procure o código abaixo.

</head>

3. Imediatamente acima deste código, adicione este outro código.

<!-- Script de alerta no navegador Internet Explorer -->
<script type='text/JavaScript'>
if(navigator.appName==&#39;Microsoft Internet Explorer&#39;)
{
alert(&quot;Atenção! Você está acessando o blog Hdblog! Este blog é melhor visualizado com o navegador Mozilla Firefox e Google Chrome!&quot;);
}
</script>
<!-- Fim do script de alerta no navegador Internet Explorer -->


Este é o script que será responsável por mostrar o alerta. Você pode mudar a frase do alerta, alterando a parte que foi destacada em vermelho.

4. Após ter adicionado o script e ter escrito a mensagem que você quer que apareça no alerta, clique em Visualizar modelo e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo.

Pronto! Agora acesse o seu blog utilizando diferentes navegadores para ver se o alerta está aparecendo corretamente, verifique também se ele está aparecendo somente no Internet Explorer. Se você gostou desta dica, achou ela útil ou ficou com dúvidas, participe deixando um comentário!

Atualização — 21.04.2012 às 23h15
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger, e para informar que caso você não queira que o alerta seja mostrado a toda hora para o leitor, você pode conferir uma adaptação do script clicando nesse link.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 8 comentários neste artigo!

  1. Igor, no momento, se o Widget não controlar as versões para aparecer o aviso, é inútil.
    Pois recentemente, foi lançado o IE9 que com certeza foi m avanço e tanto! Não acho que seja adequado assim... E enche o saco ter que visitar seu blog e ficar aparecendo isso.

    ResponderExcluir
  2. Dymas: fiquei sabendo do lançamento do IE 9 também, porém, esta versão do navegador é somente para quem utiliza o Windows Vista ou Windows 7, então muitas pessoas ainda continuarão a utilizar o IE 8, que é a versão compatível com o Windows XP. Também acho que é chato o aviso ficar aparecendo, mas se você não avisar, as pessoas vão achar que o blog é desconfigurado por descuido do autor, podendo não voltar mais! Mas já tenho algo em mente para criar uma outra opção de aviso, que não impeça a navegação do leitor! Postarei algo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, Igor. Nunca uso o IEca, mas acessei o meu blog por ele e ficou horrível, e realmente tem gente que acha que o autor é desleixado ou não sabe o que está fazendo. É válido colocar um aviso desses.
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Igor, sua seta para o topo não funciona??

    ResponderExcluir
  5. Sybylla: o IEca para Windows XP é horrível mesmo, mas o IE 9 está prometendo muitas novidades, vamos torcer para que ele se adapte aos padrões web que já são utilizados por outros navegadores!

    A seta estava funcionando somente no Google Chrome, Opera e, por incrível que pareça, no IEca, mas no Firefox não estava, foi falha minha! Agora já está funcionando! Agradeço o aviso e o comentário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Igor!

    Estranho, sua seta funciona na primeira tentativa, mas se alguém tentar subir de novo, a seta para de funcionar... No Firefox, pois no Chrome tá blz. E no IEca... eu me recuso a abrir esse navegador! rs

    Abç!

    ResponderExcluir
  7. Sybylla: eu sou obrigado a utilizar o IEca, pois o site da faculdade só funciona direito nele, e tenho que ver como fica o blog nele também. Mas é estranho isto estar acontecendo com você, pois no meu Firefox, a seta está funcionando normalmente, cliquei nela umas 10 vezes e ela levou ao topo do blog todas as vezes! Que versão do FF você utiliza?

    ResponderExcluir
  8. Opa, Igor. Agora está funcionando normal. Não se preocupe. Vai ver o problema foi comigo aqui. Meu Firefox é o mais atual. Mas está tudo ok. Relax!

    ResponderExcluir