[Serviços] - Envie os artigos do Blogger para o Twitter com o Twitter Feed

Olá querido leitor, no artigo de hoje eu apresentarei a você o serviço oferecido pelo site Twitter Feed, que permite que você envie seus artigos automaticamente para o Twitter assim que você os publica, evitando que você tenha que divulgar os novos artigos manualmente. E você não precisa ser autor de um blog para utilizar o serviço, se você é leitor de algum blog e gosta muito dele, você pode utilizar essa ferramenta para ajudar na divulgação dos artigos!


Criando uma conta no site Twitter Feed


A primeira coisa a fazer é criar uma conta no serviço para que você possa usufruir de todas as ferramentas, veja como criar a sua conta nos passos descritos abaixo.

1. Acesse o endereço: http://twitterfeed.com/, e clique no botão Register Now.

2. Na página que abrir, preencha os campos solicitados. Se você quiser ser notificado sobre informações importantes relacionadas ao serviço do Twitter Feed, marque a opção "Please include me on important updates and information that affect my Twitterfeed account". Por fim, clique no botão Create Account, como ilustra a imagem abaixo.


Após ter clicado no botão, sua conta já terá sido criada e você verá uma mensagem (em inglês) de agradecimento. A partir desse momento você já poderá utilizar as ferramentas fornecidas pelo sistema, para divulgar o feed de seus blogs ou blogs favoritos automaticamente nas redes sociais.

Cadastrando um feed no site Twitter Feed


Agora que sua conta já está criada, você deve cadastrar o feed dos blogs que você quer divulgar no seu perfil do Twitter. Lembrando que essa divulgação será totalmente automática.

Passo 1 - Create Feed

Feed Name: nessa opção você deverá escrever um nome para o seu feed. Esse nome servirá como diferenciação caso você resolva cadastrar vários feeds. Exemplo: "Feed do blog Hdblog".

Blog URL or RSS Feed URL: nessa opção, você deverá informar o endereço do feed do blog que você quer divulgar. Se você não sabe o endereço do feed do blog que quer divulgar, mas ele foi criado através da plataforma Blogger, você pode usar o modelo abaixo.

http://nome-do-blog.blogspot.com/feeds/posts/default

Sua configuração deverá ficar parecida com a mostrada na imagem abaixo.


Após ter configurado como foi mostrado na imagem acima, clique no link Advanced Settings, e diversas opções serão mostradas. Nesta seção você poderá configurar de quanto em quanto tempo o serviço deverá verificar se há algum artigo para ser enviado ao Twitter, quantos artigos devem ser postados de uma vez, escolher o serviço que será utilizado para encurtar o link do post, etc. Aconselho que você não altere nenhum valor. Mude apenas a opção "Post Suffix" ou "Post Prefix", como mostra a imagem abaixo.


A opção Post Prefix, é responsável por adicionar o que você escrever nesse campo antes (no começo) do feed que será compartilhado; a opção Post Suffix, é responsável por adicionar o que você escrever nesse campo após (no final) do feed que será compartilhado. Depois de configurar como você quer, clique no botão Continue to Step 2.

Passo 2 - Configure Publishing Services

Neste passo você deverá escolher em qual rede social você quer divulgar os artigos do seu blog. No caso deste artigo, escolheremos o Twitter. Ao escolher a rede social, você deverá clicar no grande botão azul Authenticate Twitter, como ilustra a imagem abaixo. Isto servirá para permitir que o Twitter Feed poste os artigos do seu blog na sua conta do Twitter.


Ao clicar no botão, você será direcionado para o Twitter, onde deverá clicar no botão Autorizar aplicativo para confirmar a integração entre o Twitter e o Twitter Feed. Após clicar no botão, você será direcionado de volta para a página do Twitter Feed. Se a autorização tiver sido feita com sucesso, você deverá ver o seu nome de usuário do Twitter logo acima do botão azul.

Agora para finalizar, é só você clicar no botão Create Service, localizado no final da página e, em seguida, no botão All Done. E você verá uma mensagem informando que sua configuração foi realizada com sucesso. Pronto, a partir de agora todos os artigos que você publicar no seu blog serão postados automaticamente no Twitter. Caso queira adicionar o feed de outros blogs e/ou enviar os artigos para outra rede social, basta refazer os passos. Se você gostou deste artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se à vontade para participar deixando um comentário.

Atualização — 21.04.2012 às 19h30
O artigo foi atualizado para refletir mudanças no processo de registro do site Twitter Feed.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foi postado 1 comentário neste artigo!