[Serviços] - Como cadastrar o feed do seu blog no serviço FeedBurner

Eu já escrevi aqui no blog, diversos artigos sobre newsletter, feed etc. E geralmente nesses artigos é passada a informação de que é necessário ter um feed cadastrado no serviço FeedBurner. No início de cada artigo eu sempre explicava como cadastrar o feed do blog neste serviço, o que se tornou uma tarefa bem repetitiva. Pensando nisso, eu resolvi criar um artigo específico ensinando a cadastrar o feed de um blog do Blogger no FeedBurner, de forma que eu não precise mais repetir todos estes passos quando for escrever um artigo sobre esse serviço.

Para aqueles que não sabem o que é um feed, segue a explicação. O "feed", palavra inglesa que significa "alimentar", quando é encontrada em algum site/blog, pode aparecer escrito de duas formas: "Feed" ou "RSS", e se refere à uma lista de atualização. Esta lista contém o link de todos os artigos de um blog, e é útil para diversas finalidades. A principal finalidade de um feed, é fornecer informações ao Google Search para facilitar que seus artigos apareçam nos resultados de busca. Outra finalidade é permitir que o leitor faça um cadastro nessa lista de atualizações para poder receber as novas postagens sem precisar acessar o site/blog.

Existem várias maneiras de assinar um feed, assim como, existem várias maneiras/programas que você pode utilizar para ler os feeds do seu site/blog preferido. Agora que você já sabe para que serve um feed, ensinarei como você pode cadastrar o feed do seu blog no FeedBurner. Siga os passos abaixo.

Cadastrando o feed de um blog do Blogger no FeedBurner


1. Acesse o endereço: http://feedburner.google.com, e faça login utilizando sua conta do Google (a mesma que você usa para logar no seu blog do Blogger).

2. Você verá o painel da sua conta no FeedBurner, como ilustra a imagem abaixo:


...insira o link do seu feed no campo indicado na imagem acima. Por padrão, o feed de um blog criado na plataforma Blogger/Blogspot é como o mostrado no exemplo abaixo:

http://nome-do-seu-blog.blogspot.com/feeds/posts/default

...substitua a parte destacada em vermelho, pelo nome do seu blog, e este será o endereço do seu feed atual. Após inseri-lo no campo indicado na imagem, clique no botão Next.

3. Você será direcionado para uma nova página, como ilustra a imagem abaixo:


...no campo Feed Title, você deverá inserir um nome para o seu feed. Esse nome servirá para que você saiba a qual blog pertence o feed caso você resolva cadastrar o feed de outros blogs que você tenha. Aconselho que coloque o nome do seu blog. No campo Feed Address, coloque o nome que você quer para o seu feed. Esse nome aparecerá no final da nova URL do seu feed. Eu aconselho que você coloque também o nome do seu blog, mas com letras minúsculas e sem espaços. Para finalizar o cadastro do seu feed, clique no botão Next.

4. Se tudo deu certo, você verá a mensagem: "Congrats! Your FeedBurner feed is now live. Want to dress it up a little?". No final da página onde apareceu essa mensagem, clique no link: Skip directly to feed management. Pronto, agora o seu feed está cadastrado no serviço do FeedBurner. Note que o endereço do seu feed a partir de agora será como o mostrado no exemplo abaixo, e não mais como o que foi mostrado no passo 2 do começo do artigo.

http://feeds.feedburner.com/nome-do-seu-feed

Pronto! Agora que você já tem sua conta no FeedBurner e já possui o feed do seu blog cadastrado. A primeira coisa que você precisa fazer nesse momento é direcionar todo o tráfego do feed do seu blog para esta nova URL. Para isso siga os passos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Configurações > Outro. Em seguida, na seção "Feed de site", clique no link "Adicionar" referente a opção URL de redirecionamento de feed, como ilustra a imagem abaixo.


2. Um campo de texto aparecerá, digite a nova URL do seu feed nesse campo e clique no botão Salvar configurações, para finalizar.

Agora você deve estar se perguntando o que fazer com este feed, certo? Para saber o que você pode fazer com o seu feed, verifique o marcador FeedBurner. Se você gostou desse artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas sinta-se a vontade para participar postando um comentário.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!