Mostrar artigos relacionados nos posts com o LinkWithin

Quanto mais tempo você "prender" seus leitores no seu blog, melhor para você, e isso é fato! E a melhor "técnica" para fazer isso sempre foi, e creio que sempre será, escrever artigos que sejam interessantes para os leitores. Se o seu artigo tem um assunto interessante, foi bem escrito e tem realmente informações relevantes, com certeza o leitor quererá conferir os outros artigos.

Mas além de escrever artigos interessantes, você pode adotar algumas outras técnicas que podem fazer o leitor permanecer mais tempo no seu blog. Uma das técnicas comumente utilizadas, é a inserção de artigos relacionados no final do post. Por mais que seu artigo tenha sido interessante, o seu leitor não irá "perder tempo" procurando outros artigos sobre o mesmo assunto. Portanto, mostrar artigos relacionados facilita que seu leitor possa encontrar mais alguma coisa para ler em seu blog, o que consequentemente fará com que ele permaneça mais tempo. E é isso o que eu mostrarei como fazer nesse artigo.


Para adicionar artigos relacionados, utilizaremos um recurso fornecido pelo site LinkWithin, que fornece um gadget de artigos relacionados muito bom, onde o leitor além de poder ver o título do artigo relacionado, poderá ver uma imagem que tenha sido adicionada a esse artigo. Você pode conferir um exemplo do LinkWhitin, instalado em um blog do Blogger, na imagem abaixo.


A instalação desse gadget é extremamente simples, mas siga todos os passos com atenção para que não haja nenhum tipo de problema.

Instalando o LinkWithin em um blog do Blogger


1. Acesse o endereço: http://www.linkwithin.com/learn, preencha os campos solicitados (veja a imagem abaixo), e clique no botão Get Widget.


NOTA: na opção "Width", você deve escolher quantos artigos relacionados serão mostrados. E caso o seu template tenha o fundo escuro, você deve marcar a opção: "My blog has light text on a dark background".

2. Ao clicar no botão a página se atualizará e mostrará instruções (em inglês) de como instalar o widget. No primeiro passo das instruções, você verá um link chamado Install Widget, clique nele.

3. Ao clicar no link, se você ainda não estiver logado em sua conta, você será direcionado para a página de login do seu blog e, em seguida, você verá a janela "Adicionar elemento de página", como mostra a imagem abaixo:


...nessa janela você deverá escolher o blog do qual você forneceu o endereço no passo 1 deste tutorial, em seguida clique no botão Adicionar Widget. Só isto já é o suficiente para mostrar os artigos relacionados em seu blog, porém, eles aparecerão também na página inicial do blog. Caso você queira que eles apareceram somente dentro das páginas dos artigos, siga os passos abaixo.

Mostrar os artigos relacionados apenas nas páginas internas


1. Acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2. Clique no botão Editar HTML, marque a caixa Expandir modelos de widgets, pressione Ctrl+F para abrir a janela Localizar do navegador, e procure o código abaixo.

<b:widget id='HTML3' locked='false' title='LinkWithin' type='HTML'>
<b:includable id='main'><data:content/></b:includable>
</b:widget>


A parte que eu destaquei em rosa é variável, portanto, ela poderá aparecer diferente no seu código dependendo de quantos gadgets você tem instalado. Para facilitar a localização do código, procure pela parte que eu destaquei em vermelho.

3. Quando você localizar o código, adicione à ele a parte que foi destacada em azul no código abaixo.

<b:widget id='HTML3' locked='false' title='LinkWithin' type='HTML'>
<b:includable id='main'><b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'><data:content/></b:if></b:includable>
</b:widget>


4. Para finalizar, clique em Visualizar e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo.

Pronto, agora os artigos relacionados já estarão instalados em seu blog, e só aparecerão nas páginas internas dos artigos. Se você gostou do artigo, conhece outro site que oferece o mesmo tipo de serviço ou ficou com dúvidas, participe deixando um comentário!

Atualização — 19.04.2012 às 03h15
O artigo foi atualizado para refletir mudanças do painel de controle da plataforma Blogger, e para melhorar os passos de instalação do tutorial.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 3 comentários neste artigo!

  1. Agora sim, menos poluição visual... Obrigado pela dica e parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo, foi o script mais simples e eficiente da Web...

    Coloquei no meu blog e deu tudo certo...

    Abrçs..

    ResponderExcluir