Instalando a pesquisa personalizada do Google no Blogger

Eu já escrevi diversos artigos aqui no blog relacionados à Pesquisa. Dentre esses artigos há um que mostra como instalar um formulário de busca bem simples criado com HTML, semelhante ao que eu uso aqui no blog. Pessoalmente, eu prefiro utilizar o formulário criado com HTML pelo fato de ele não trabalhar com indexação, não sendo necessário esperar que o Google Search encontre o artigo que você escreveu para que ele apareça nos resultados de pesquisa do seu blog.


Porém, muitas pessoas preferem utilizar os formulários de busca que são disponibilizados pela Google, pelo fato de haver diversos recursos integrados, como por exemplo a possibilidade de mostrar resultados de outros blogs que você tenha, a possibilidade de inserir anúncios do Adsense aos resultados de pesquisa etc. Então, neste artigo eu mostrarei como instalar esse tipo de formulário de pesquisa em seu blog, que é mais conhecida como: Pesquisa Personalizada do Google. A instalação é bem simples, mas siga todos os passos com cautela para não haver nenhum tipo de problema.

Acesse o endereço: http://www.google.com/cse/?hl=pt-BR e, em seguida, clique no botão Criar mecanismo de pesquisa personalizado. Neste momento você estará a três passos de criar o seu formulário. Abaixo você verá a explicação de cada passo e de cada opção.

Passo 1 - Configure seu mecanismo de pesquisa


Neste passo você deverá fazer as configurações gerais do seu formulário de pesquisa. Essa seção está dividida em três partes, veja a explicação de cada uma logo abaixo.

Descreva seu mecanismo de pesquisa

  • Nome: neste campo você deve colocar um nome para o seu formulário, para facilitar a identificação dele caso você pretenda criar formulários para outros blogs que você tenha. Exemplo: "Pesquisa do Hdblog".
  • Descrição: neste campo você deve escrever uma pequena descrição sobre seu formulário. Exemplo: "Pesquisa de tutoriais, dicas e recursos para Blogger".
  • Idioma: neste campo você deve escolher o idioma do seu formulário.

Defina seu mecanismo de pesquisa

Nesta opção, você deve informar em quais blogs você quer que sejam coletados os resultados da pesquisa, esta opção é muito útil para quem tem mais de 1 blog. Para entender melhor veja a imagem abaixo.


No exemplo acima foi inserido três endereços diferentes, assim, quando um leitor procurar algo utilizando este formulário de pesquisa, a formulário irá procurar o que o leitor digitou nestes três endereços e mostrar os resultados que encontrar. Lembre-se de colocar 1 endereço em cada linha, de forma que os endereços fiquem um abaixo do outro, como foi mostrado na imagem acima.

Selecione uma edição

  • Edição padrão: esta opção é recomendada para qualquer tipo de blog, pois é gratuita. Porém, na página de resultado, serão exibidos anúncios e você não ganhará nada com eles.
  • Site Search: esta opção é recomendada para quem tem um blog/site mais profissional, sobre negócios ou sobre uma empresa. É necessário pagar US$ 100,00 (cem dólares) ao ano. Com a vantagem de não ser exibido nenhum tipo de anúncio na página de resultados.

ATENÇÃO: o valor de US$ 100,00 é válido até o momento em que estou escrevendo este artigo. Porém, o valor poderá sofrer alterações para mais ou para menos de acordo com a política da Google, portanto, o valor correto será sempre o informado na página oficial da criação de pesquisa personalizada.

Após ter feito todas as configurações desejadas, leia os Termos de Serviços e, se você concordar, marque a opção "Li e concordo com o Termos de Serviço". Em seguida clique no botão Avançar.

Passo 2 - Experimente


Neste passo você deverá testar o seu formulário para ver se os resultados estão aparecendo de maneira correta. Você poderá escolher também o estilo do seu formulário. No momento em que estou escrevendo esse artigo existem sete modelos disponíveis, são eles: Padrão, Chiclete, Céu verde, Espresso, BrilhanteMinimalista e Clássico.


Ao escolher um dos modelos você poderá customizá-lo clicando no botão Personalizar, localizado logo abaixo da miniatura de cada modelo. Caso queira utilizar cores personalizadas, diferentes das que aparecem na paleta de cores do serviço, você pode utilizar essa tabela de cores. Depois de customizar as cores como você quer, faça algumas buscas para ter certeza de que está tudo funcionando corretamente. Depois de fazer todas as configurações e estar satisfeito, clique no botão Avançar.

Passo 3 - Obtenha o código


Agora finalmente chegou a hora de instalar o formulário de busca no blog. Copie o código que foi fornecido e siga os passos descritos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois clique no menu Layout > Adicionar um Gadget > HTML/JavaScript.


2. Cole o código da busca dentro do campo de conteúdo do gadget, e clique no botão Salvar.

Pronto, seu formulário de pesquisa personalizada já estará instalado em seu blog, agora basta acessá-lo e fazer algumas buscas para ver se está tudo funcionando corretamente. Se gostou desse artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se a vontade para participar deixando um comentário. E não se esqueça de conferir nossos outros artigos sobre Pesquisa.

Atualização — 20.04.2012 às 19h45
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!