[Blogger - Customização] - Adicionar uma barra de rolagem às regras dos comentários

Você há de concordar que o Spam é, e sempre foi, uma das grandes preocupações dos blogueiros, e há de concordar também que grande parte desse Spam é gerada através do formulário de comentários. Visando acabar com o Spam, os blogueiros escolhem por impor regras para quem comenta. Porém, o espaço fornecido pelo Blogger para escrever as regras dos comentários, pode ficar muito extenso dependendo da quantidade de regras que o autor escrever.

Pensando nisso, eu mostrarei a você como adicionar uma barra de rolagem a área das regras, de forma que você possa escrever quantas você quiser sem se preocupar com a extensão dessa área, e ainda assim terá a certeza de que todas as regras ficarão visíveis para o leitor, como ilustra a imagem abaixo.


Adicionar esta barra de rolagem é muito simples, mas tudo vai depender do template que você está usando no seu blog, pois os códigos podem variar de template para template. Como sempre, devo avisar que para os tutoriais de customização, eu sempre utilizo como base os templates disponíveis no Designer de modelo do Blogger. Agora siga os passos descritos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2. Clique no botão Editar HTML, pressione Ctrl+F para abrir a janela Localizar do navegador, e procure o código abaixo.

]]></b:skin>

3. Imediatamente acima deste código, adicione este outro código.

.comment-form p {
max-height: 80px;
overflow: auto;
}


ATENÇÃO: em alguns templates o código mostrado acima pode não funcionar, se este for o seu caso, tente mudar o . (ponto) destacado em vermelho no código acima por # (jogo-da-velha), caso também não funcione deixe um comentário informando que não deu certo nenhuma das duas opções e também o link para o seu blog.

O valor 80px no código acima, define qual é a altura máxima que a área das regras terá, e a barra de rolagem só aparecerá caso o que você tenha escrito ultrapasse esse valor; você pode mudar o valor 80 para qualquer outro de sua preferência, tanto para maior quanto para menor.

4. Após ter adicionado o código, clique em Visualizar modelo e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo.

Pronto, agora a área das regras para comentar já deve ter uma barra de rolagem, vá no seu blog e confira como ficou. Se você achou este artigo útil ou ficou com dúvidas, sinta-se à vontade para participar deixando um comentário.

Atualização — 21.04.2012 às 01h05
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 4 comentários neste artigo!

  1. Oi, Igor, dica boa essa!

    Me diz uma coisa... Como funciona o backlinks?

    Abç!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sybylla, que bom que gostou da dica! Quanto aos backlinks, eles mostram o link das páginas que têm um link para o seu artigo. Exemplo dado pelo Google: “suponha que Alice escreva um artigo que Beto ache interessante. Beto vai para seu próprio blog e escreve um outro artigo a respeito, com um link para a postagem original de Alice. Agora a postagem de Alice exibirá, automaticamente, que Beto tem um link para ela e fornecerá um snippet de seu texto e um link para sua postagem”, ou seja, se algum outro blog escrever um artigo com um link para este meu artigo, o link do artigo dessa pessoa aparecerá na área de backlinks. Entendeu? Agradeço a visita e o comentário!

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhhhhh, tá, agora sim...

    O que tá me enchendo é o fato de nem esses backlinks nem o trackbacks aparecerem no meu blog. Sei lá o que acontece. Deve ser encosto... rs Já tentei pôr mil vezes e nada. Resolvi deixar quieto.

    Valeu pela ajuda, Igor. Show, como sempre.

    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Sybylla: quanto aos backlinks, é a primeira vez que eu estou utilizando, então eu não sei quanto tempo demora para que os links apareçam, mas creio que não seja na hora. E se você estiver falando dos trackbacks do twitter, não sei porque, mas de um tempo para cá o meu também não está funcionando corretamente, como é o próprio caso deste artigo, que foi compartilhado 2 vezes, mas nada está sendo mostrado. Enfim, eu entrei em contato com o criador do script, e ele ficou de verificar o que pode estar dando errado, assim que ele me informar eu poderei finalizar o artigo de como instalar os trackbacks. Agradeço novamente a visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir