Como instalar o DISQUS em um blog do Blogger

Eu já escrevi aqui no blog alguns artigos que ensinam a customizar os comentários no Blogger, tais quais: Como diferenciar os comentários do autor no Blogger e Customizando os comentários do Blogger. Porém, todos sabem o quão limitados são os comentários do Blogger — pelo menos até o momento em que estou escrevendo este artigo. Então resolvi escrever este tutorial para mostrar como instalar o formulário de comentários do site DISQUS, que oferece muito mais opções para os leitores comentarem, e que, melhor de tudo, tem total integração com os comentários do Blogger, então não há preocupações quanto a perder os comentários já existentes no seu blog.


O que é o DISQUS?


Antes de mais nada, é preciso explicar o que é o DISQUS. Abaixo você pode conferir uma tradução livre da explicação dada pela própria equipe do DISQUS, em seu site oficial.

[...] Nós somos uma pequena, mas que vem crescendo rapidamente, companhia que visa melhorar a comunicação online. Hoje, a plataforma de comentários DISQUS é usada por mais de meio bilhão de pessoas, através de alguns dos maiores sites na web [...]
Fonte: http://disqus.com/about.

Através da apresentação fornecida acima, fica fácil de perceber que o DISQUS, é uma empresa que visa melhorar a comunicação online (entenda-se: em websites/blogs e afins), fornecendo um sistema de comentários com diversas opções — coisa que o Blogger não oferece no momento.

Pré-requisitos para instalar o DISQUS


Antes de instalar o DISQUS no seu blog, você deve saber se ele está de acordo com as solicitações feitas pelo serviço. Veja abaixo se seu blog está de acordo com tais solicitações.

O template deve ser "oficial" do Blogger

Você deve estar usando um template oficial do Blogger para ter certeza de que todos os códigos necessários para a instalação do DISQUS estarão presentes dentro do seu template. Pessoas que usam templates customizados ou criados por terceiros podem tentar fazer a instalação, mas, devido às adaptações de códigos que os templates não-nativos do Blogger possuem, poderá ocorrer erros durante a instalação.

Os comentários do blog devem estar ativos

Os comentários do blog devem estar ativos. Para ativá-los, faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Configurações > Postagens e comentários, em seguida, na seção Local do comentário, escolha a opção Incorporado e clique no botão Salvar configurações localizado no canto superior direito da página.

Os comentários devem ser permitidos para qualquer pessoa

Os comentários devem estar configurados para permitir que qualquer pessoa comente em seu blog (inclui comentários anônimos). Para ativar esta opção, faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Configurações > Postagens e comentários, em seguida, na seção Quem pode comentar, escolha a opção Qualquer pessoa e clique no botão Salvar configurações localizado no canto superior direito da página.

Criando uma conta no serviço DISQUS


Bom, agora que você já sabe o que é, e se seu blog está configurado de maneira correta, veremos como criar uma conta no site DISQUS. O processo é extremamente simples, e em apenas dois passos você terá criado uma conta no serviço. Siga os passos descritos abaixo.

1. Acesse o endereço: http://disqus.com/admin/register/, em seguida, na página que aparecer, você deverá preencher todos os campos solicitados. Abaixo você pode conferir uma descrição dos campos que estão nessa página.

Register your site for free

Nos campos presentes nessa seção, você deverá fornecer informações sobre seu blog, o seja, o mesmo ao qual deseja instalar o sistema de comentários do DISQUS.

  • Site URL: nesse campo você deve informar o endereço do seu blog (sem http://), como por exemplo: www.seu-blog.com.br (para quem tem domínio próprio); ou seu-blog.blogspot.com.br (para quem usa o domínio do Blogger).
  • Site Name: nesse campo você deve informar o nome do seu blog, como por exemplo: Hdblog.
  • Site Shortname: após preencher o campo anterior, esse campo será preenchido automaticamente com o nome do seu blog, porém, o nome aparecerá com letras minúsculas e sem espaços. Esse nome servirá para identificar seu blog no sistema do DISQUS, você pode escolher o nome que quiser, mas aconselho que deixe o nome que aparecer.

Primary Moderator

Nos campos presentes nessa seção, você deverá fornecer informações sobre quem será o moderador principal (você, obviamente) dos comentários do blog.

  • Username: nesse campo você deve informar um nome de usuário, que será utilizado para fazer login no site do DISQUS, e também nos blogs que utilizarem tal sistema de comentários.
  • Password: nesse campo, você deve informar a senha que será usada para fazer login no site do DISQUS.
  • Email address: nesse campo, você deverá informar um endereço de e-mail válido que poderá ser utilizado também para fazer login no DISQUS, e onde irá receber o comunicado sobre novos comentários.

2. Após ter preenchido todos os campos que foram solicitados, clique no botão Continue, localizado no final da página para finalizar a criação da sua conta.

Instalando o DISQUS em um blog do Blogger


1. Após ter criado sua conta, você será direcionado para uma nova página, onde deverá escolher a plataforma na qual seu blog foi criado. Para este tutorial, escolheremos a plataforma Blogger.

2. Após você ter clicado na plataforma Blogger, você será direcionado para outra página, onde verá alguns passos para instalação. No passo 1 haverá um botão chamado: Add "Nome-do-seu-blog" to my Blogger site (veja a imagem abaixo). Clique neste botão.


3. Após clicar no botão, caso você ainda não esteja logado no seu blog, você será direcionado para a página de login do Blogger. Após fazer login, ou se você já estava logado, você verá uma página semelhante a mostrada abaixo.


4. Escolha o blog que você informou no momento da criação da sua conta, e clique no botão Adicionar widget. Um novo gadget será adicionado à sua sidebar (barra lateral), mas não se preocupe pois este gadget ficará invisível no seu blog.

Após ter adicionado o gadget, você já poderá conferir em seus artigos que o formulário de comentários do Blogger terá sido substituído pelo formulário de comentários do DISQUS. Você notará também, que os comentários que você tinha antes de instalar o DISQUS não estarão mais aparecendo. Para que eles apareçam você deverá importá-los para o novo sistema.

NOTA: não se preocupe, pois os comentários não foram excluídos do seu blog. Caso você desinstale o DISQUS futuramente, eles voltarão a aparecer como comentários do Blogger.

Importando os comentários do Blogger para o DISQUS


Este processo serve para importar os comentários que você já possuía em seu blog, para o sistema do DISQUS. Fazendo isso, os comentários que você já possuía, aparecerão novamente em seu blog, mas como se tivessem sido postados originalmente através do DISQUS. Siga os passos abaixo.

1. Acesse o painel de controle da sua conta no DISQUS, clique na opção Admin localizada no canto superior direito, depois clique na aba Tools, escolha a opção Import e, em seguida, clique na plataforma Blogger, como ilustra a imagem abaixo.

Clique para ampliar

2. A página se atualizará, e você deverá clicar no botão Import comments from Blogger (veja a imagem acima). Ao clicar no botão, você verá um aviso do Google, informando que o site DISQUS está solicitando acesso à sua conta do Blogger. Clique no botão Conceder acesso, como mostra a imagem abaixo.


3. Clicando no botão, você será redirecionado ao DISQUS, onde deverá informar de qual blog os comentários serão importados — obviamente, aquele que você indicou quando criou a conta. Escolha o nome do seu blog e clique no botão Import, como mostrado abaixo.


4. Quando o processo de importação terminar, você verá a mensagem informando que o processo foi 100% completado. Mas a equipe do DISQUS informa que o processo de importação pode demorar até 24 horas para ser concluído — ainda mais se você possui muitos comentários. Portanto, caso seus comentários não sejam 100% importados de imediato, espere até ver a mensagem de sucesso.

Após o processo de importação ser completado, você poderá entrar no seu blog e conferir se os comentários que foram postados com o formulário antigo (do Blogger) irão aparecer como se tivessem sido postados pelo formulário do DISQUS.

Sincronizando os comentários do DISQUS com o Blogger


No item anterior, vimos como importar os comentários do Blogger para o DISQUS, mas o que irá acontecer com os novos comentários que forem postados através do DISQUS? Se você não fizer essa sincronização, quando você for desinstalar o DISQUS, os comentários postados através dele serão "perdidos".

Em outras palavras, quando você ativa a sincronização, os comentários que forem postados através do DISQUS, serão gravados também no Blogger, assim, caso você remova o DISQUS do seu blog, os comentários que foram postados através dele, aparecerão no seu blog como se tivessem sido postados com o formulário padrão do Blogger, o que evita que você perca comentários. Fazer a sincronização é extremamente simples, e igualmente importante. Siga os passos abaixo para fazer a sincronização!

INFORMAÇÃO: embora seja possível fazer a sincronização entre o Blogger e o DISQUS, os mesmos são dois serviços distintos, não havendo 100% de compatibilidade entre essa "integração". Portanto, pode acontecer de alguns comentários serem duplicados durante todo esse processo!

1. Acesse o painel de controle da sua conta no DISQUS, clique na opção Admin localizada no canto superior direito, depois clique na aba Tools, escolha a opção Import e, em seguida, clique na plataforma Blogger.

2. A página se atualizará, e você deverá clicar no botão Enable syncing. Ao clicar no botão, você verá um aviso do Google, informando que o site DISQUS está solicitando acesso à sua conta do Blogger. Clique no botão Conceder acesso.

3. Clicando no botão, uma janela pop-up se abrirá questionando qual blog você deseja sincronizar (veja a imagem abaixo). Clique no nome do blog que você deseja — obviamente, o mesmo que você indicou quando criou sua conta.


Pronto, agora o DISQUS está instalado, os comentários do Blogger foram importados, e os novos comentários serão sincronizados. Confira outros artigos sobre o DISQUS clicando neste link. Se você gostou desde artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, sinta-se a vontade para participar postando um comentário.

Atualização — 30.09.2011 às 02h30
O artigo foi atualizado para correções gramaticais, e para a inclusão dos passos explicativos de como sincronizar os comentários do DISQUS com o Blogger.

Atualização — 18.08.2012 às 23h57
O artigo foi atualizado para refletir mudanças de layout ocorridas no site do sistema DISQUS, e para atualização das imagens de alguns passos.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 27 comentários neste artigo!

  1. Olá Igor, não consegui entrar em sua página de contato.
    Tenho uma perguntinha a lhe fazer. Quero colocar um chapeuzinho de Papai Noel em cima da minha postagem Inicial (veja um exemplo no site do Geovisite). Como
    fazer, já tenho a imagem do chapeuzinho no arquivo, tentei recortá-la no paint prá tirar as bordas brancas, mas não consegui. Poderia lançar este tema em seu site "como enfeitar o blog para o Natal". Aguardo sua resposta OK?

    www.cristarot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Crís, pelo que pude perceber do site que você indicou como exemplo, eles usam uma imagem editada como plano de fundo, veja a imagem clicando aqui. Caso você queira fazer o mesmo, basta criar uma imagem no Photoshop ou qualquer outro editor de imagens que você preferir, e inserir esta imagem no seu blog usando o novo recurso para colocar imagens no plano de fundo do blog. Mas pensarei em algo melhor, qualquer coisa eu posto algo à respeito!

    Quando à página de contato, qual foi o problema para acessá-la?

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Então, eu não consigo passar do "Add site '....' to blogger"! Quando eu clico, aparece uma "barra de informações" que aliás eu já desativei mas mesmo assim adiantou nada. Sempre aparece :/
    Tem como ajudar? XD
    Vlw!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gяαzι-єℓα, em qual dos seus blogs você está tentando instalar o DISQUS? E que barra de informações é esta que está aparecendo, se você puder poste um PrintScreen dela para que eu possa vê-la. De qualquer forma, pretendo transformar este artigo em um vídeo tutorial o mais breve possível! Agradeço a visita. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Rs, é o "Um toque p/ vc" mesmo. Nela fica escrito o seguinte: "O Internet Explore modificou esta página para ajudar a impedir um script entre sites. Clique aqui para mais informações" e ao clicar só aparece: "Qual é o risco? e Ajuda da barra de informações..." Assim que der eu te mostro o Print, blz!? Mas oh, nem esquenta a cabeça!! Ainda to meio em dúvida em usar o Disqus, então fica de boa... XD!!Vlw!

    ResponderExcluir
  6. Grazi-ela: só pela mensagem “Internet Explorer”, já se nota onde está o problema; este navegador era bom quando a Microsoft dominava o mercado, mas hoje em dia ele é simplesmente um lixo (na minha opinião, é claro), tente seguir o tutorial utilizando o Google Chrome ou o Mozilla Firefox. Eu não usaria o DISQUS não, acho ele pesado, e quanto maior o número de comentários, mais ele demora para carregar, mas vale a pena testar já que ele pode ser desinstalado facilmente. Se o problema persistir mesmo usando os outros navegadores, entre em contato novamente. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Hahaha!Na sua opinião e na de muitas outras pessoas!!! Puxa vida, hein! Q coisa ...¬_¬ Vai demorar pro pessoal que usa o pc aqui resolver mudar de navegador. E quer saber, nem quero mais o Disqus oh! Nem dá pra destacar o comentário do autor...rs! Mas diz ae, o Intensedebate é uma boa né? Pena que não dá para importar os comentários antigos...

    ResponderExcluir
  8. Grazi-ela: você pode customizar o DISQUS sim, mas você precisa ter conhecimentos em CSS! O IntenseDebate eu conheço de nome, mas pra ser sincero eu nunca testei ele! Assim que possível eu testo e escreve um artigo sobre ele!

    ResponderExcluir
  9. O Disqus é mesmo muito bom. Só queria que o Intense Debate tivesse a ferramente de importação de comentários. =\

    ResponderExcluir
  10. Tentei instalar e o Disqus não conseguiu carregar os comentários anteriores. Tive que tirar. Buá!

    ResponderExcluir
  11. Sybylla: entre o DISQUS e o Intense Debate, prefiro o segundo! O Intense Debate possui muito mais ferramentas, é bem mais customizável, a estrutura é muito bonita etc. A única coisa que falta para o Intense Debate ficar perfeito, na minha opinião, é realmente a ferramenta de Importação e Exportação de comentários para o Blogger, que está desativada no momento. Vamos torcer para que liberem logo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Você é o Kra!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada mesmo, eu já tentei instalar como diziam em outros sites, mas só no seu eu consegui.

    ResponderExcluir
  14. O problema seria o seguinte... gostaria de saber se tem como colocar um contador de comentários do Disqus em forma de balão em cima do título das postagens...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jocimar, acredito que haja a possibilidade de ser feito sim, porém, é tudo muito variável. Ou seja, vai depender da estrutura do template que você usa, assim como, vai depender se o código do DISQUS é instalado completamente no template do blog (permitindo acesso à estrutura dele), ou se tudo é gerado através de javascript. Ficarei te devendo uma resposta mais precisa, mas farei alguns testes e qualquer descoberta eu escrevo um artigo sobre o assunto! Agradeço o seu comentário e a visita, volte sempre!

      Excluir
  15. Uma hora o formulário aparece e outra hora fica o formulário do blogger, e agora?

    Repare: http://www.diariojurista.com/

    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, ao visitar o seu blog eu notei que você está usando o Intense Debate agora. Não sei o que poderia estar acontecendo com o seu DISQUS para variar entre ele e o formulário padrão do Blogger. A única coisa que passa na minha cabeça é um conflito entre o seu template e o DISQUS, uma vez que a ferramenta do DISQUS faz a substituição do formulário automaticamente, mas pra isso precisa encontrar os códigos necessários no template, como eu informei na parte "Pré-requisitos para instalar o DISQUS" do artigo. De qualquer forma, agradeço a visita e o comentário!

      Excluir
  16. Adorei o tutorial.
    Super fácil de fazer e rápido *-*

    Obrigada !
    odocediariodasanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o tutorial para instalar o disqus no blogger, super fácil de entender o passo a passo!!!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Esse tutorial é ÓTIMO, me ajudou MUITO, agora é só esperar os comentários virem pra minha página outra vez.

    Muuuuuuuuuuito útil, continue nos ajudando.

    http://blogdanielice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. nuss me ajudo mt , obrigado mesmo , arigatou gozaimasu >.<

    ResponderExcluir
  20. Igor por favor, talvez você me auxilie..tive disqus a muito tempo, porém fui mudar de layout (para um mesmo do blogger mas com as configurações diferenciadas, mas nada externo) e na minha nova postagem, não abre mais os comentários.. Já revisei no próprio disqus e diz, que está tudo certo.. O que faço?

    ResponderExcluir