[Serviços] - FeedBurner - Criando um sistema de newsletter para o seu blog

Não é preciso dizer que, se você quer conquistar leitores fiéis para o seu blog, você precisa explorar recursos que facilitem o acesso deles à seus artigos. Existem vários recursos e ferramentas que podem fazer esse trabalho para você, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Quem sabe, por exemplo, se você criar uma conta no Twitter para divulgar as novidades do seu blog aos leitores que utilizam esse serviço? Seria uma boaótima ideia.

Mas o Twitter não é o foco desse artigo. Como o título sugere, nesse artigo eu mostrarei como criar um sistema de newsletter para o seu blog. Você pode ver um exemplo de sistema de newsletter na sidebar do nosso blog de testes. Esse formulário de newsletter é fornecido pelo site FeedBurner. Se você inserir seu endereço de e-mail no campo indicado, e clicar no botão Cadastrar, você receberá um e-mail sempre que novos artigos forem publicados aqui no blog.


Os e-mails são enviados automaticamente para o leitor e facilitam muito a vida deles, pois desta forma eles não precisam se preocupar em ficar visitando o blog para saber se há novidades. A criação desse tipo de sistema é extremamente simples, mas você precisa ter uma conta no site FeedBurner. Se você ainda não tem essa conta, leia este outro artigo antes de seguir o tutorial abaixo; se você já tem uma conta no site FeedBurner, basta seguir os passos abaixo normalmente.

Criando um sistema de newsletter no site FeedBurner


1. Faça login na sua conta do FeedBurner, e acesse o feed do seu blog. Em seguida clique na aba Publicar (Publicize), depois clique no menu Email Subscriptions e, por fim, no botão Ativar (Activate), como ilustra a imagem abaixo.


2. Após ativar o recurso, você deverá fazer a configuração da sua newsletter. Clique na opção Communication Preferences, que se encontra na barra lateral da página, e você verá novas opções. Confira abaixo uma explicação detalhada sobre elas.

Endereço de Email do Remetente (Email "From" Address)


Neste campo você deve informar o endereço de e-mail que você quer usar para assinar os e-mails do seu feed. Por exemplo, quando alguém receber um e-mail do seu blog, informando que há um novo artigo, no campo "De", ele verá o e-mail que você informou nessa opção.

Assunto do email de confirmação (Confirmation Email Subject)


Nesta opção, você deverá informar o assunto do e-mail de confirmação, que o leitor receberá quando se cadastrar na sua newsletter. Por exemplo, o assunto que eu uso na newsletter aqui do blog, é: "Confirme sua inscrição no blog: Bloggando Na Web". Mas lembre-se que esse assunto será referente ao e-mail de cadastro da sua newsletter, e não do e-mail contendo os artigos.

Corpo do email de confirmação (Confirmation Email Body)


Nesta opção, você pode editar o conteúdo do e-mail de confirmação que o leitor receberá logo após se cadastrar na sua newsletter. Por padrão, o texto do e-mail de confirmação aparecerá no idioma inglês, mas eu fiz uma tradução livre do texto, e você pode utilizá-la se quiser — ou escreva qualquer outra coisa que desejar.

Olá,

Você recentemente solicitou inscrição via e-mail ao nome-do-seu-blog. Nós mal podemos esperar para enviar as atualizações que você solicitou para o seu e-mail, então, por favor, clique no link abaixo para ativar a sua inscrição imediatamente:

${confirmlink}

(Se o link acima não aparece clicável ou não abre uma janela no navegador quando você clica nele, copie-o e cole-o na barra de endereço do seu navegador.)

ATENÇÃO: cuidado para não excluir o código: ${confirmlink}, pois ele será responsável por adicionar o link de confirmação nos e-mails. E não use tags HTML, pois os links inseridos no corpo do e-mail de confirmação, aparecerão clicáveis automaticamente.

Substitua a parte destacada em vermelho, pelo nome do seu blog. Após fazer a configuração do e-mail como achar melhor, clique no botão Salvar (Save).

3. Agora vamos configurar a aparência dos e-mails que serão enviados com os artigos do blog. Para isto, clique na opção Email Branding, localizada no painel lateral da página.

Assunto/Título do email (Email Subject/Title)


Nesta opção você deve informar o assunto que os e-mails sobre novos artigos terão. Por exemplo, eu utilizo: "Hdblog - Novo artigo publicado!". E sempre que eu publico um novo artigo os leitores recebem um e-mail com este assunto.

Este assunto se aplicará a todos os e-mails, mesmo que você tenha postado 2 ou mais artigos. Então, caso você queira mudar o assunto quando você tiver postado mais de um artigo, marque a opção: "Change Subject when an email has 2 or more items", e coloque o novo assunto. O que eu utilizo na minha newsletter é: "Hdblog - ${n} Novos artigos publicados!". Assim, sempre que eu publico mais de 1 artigo no mesmo dia, o código ${n} adiciona o total de artigos que eu publiquei ao assunto do e-mail.

URL do Logo (Logo URL)


Neste campo você pode colocar a URL (link) de uma imagem do seu logotipo/logomarca, para que o mesmo seja adicionado no topo dos e-mails que serão enviados aos leitores — sem dúvidas isso adiciona um ar mais profissional a newsletter, e eu recomento que você utilize essa função.

INFORMAÇÃO: a imagem do seu logotipo/logomarca, não pode ter mais do que 200x200 pixels. Deixe este campo em branco caso não queira adicionar a imagem.

Abaixo desta opção, há outras opções que você pode usar para configurar a fonte, tamanho de fonte e cores do conteúdo do e-mail, basta mudá-las para ver em tempo real as alterações no campo de pré-visualização (preview). Ao terminar de fazer as configurações, clique no botão Salvar (Save).

4. Agora, clique na opção Delivery Options, que também está localizada na barra lateral da página, para fazer a configuração de quando os e-mails deverão ser entregues aos leitores que se inscreverem em sua newsletter. Veja as explicações abaixo.

Selecionar fuso-horário (Select Timezone)


Nesta opção você deverá escolher o fuso horário da região onde você mora. Quem residir no Brasil, deverá escolher a opção: (GMT-03:30) Brasília.

Agendar envio de email (Schedule Email Delivery)


Esta opção permite que você configure o horário que os e-mails deverão ser enviados para os leitores que assinaram sua newsletter. Por exemplo, 5:00 am - 7:00 am, indica que o e-mail deve ser enviado entre 5 e 7 horas da manhã. Ao final, clique no botão Salvar (Save).

5. Para finalizar, você precisa adicionar o formulário de cadastro da newsletter no seu blog. Para isto, clique na opção Subscription Management, localizada na barra lateral da página.

6. Escolha o idioma Português (Portuguese), e na opção "Use as a widget in", escolha a plataforma Blogger. Por fim, clique no botão Go!. Agora bastará escolher em qual blog você quer instalar o formulário de cadastro e clicar no botão Adicionar widget.

Pronto, seu formulário de newsletter já estará instalado na sidebar (barra lateral) do seu blog. Agora é só esperar que seus leitores se cadastrem! Se você gostou deste artigo, achou ele útil ou ficou com dúvidas, participe deixando seu comentário. E não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

Aconselho que você leia também os artigos:

Atualização — 21.08.2011 às 05h40
Recentemente, o Blogger lançou em sua plataforma um gadget que adiciona o formulário de newsletter automaticamente aos blogs. Você pode conferir como instalar esse novo gadget visitando o artigo: Gadget de newsletter disponível para os blogs do Blogger.
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Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 16 comentários neste artigo!

  1. Eu tenho o cadastrinho , mas nunca configurei nada rs ....to precisando de um banho de tecnologia minha gente, to atrasaaaaaaaada nessa vida...affffff !!!
    Beijoooooooooosssssss

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  2. Ana Cavalcantti: é importante configurar, para que o leitor não fique confuso, ainda mais que o e-mail original é em inglês. ^^

    Banho de tecnologia? Rsrs, qualquer dúvida que tiver é só gritar! Rsrs.

    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Grande beijo!

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  3. Boas Igor!
    Preciso de uma ajuda sua.
    Configurei o Delivery Options com (GMT-3:30) Brasília e no Schedule Email Delivery 9:00 am - 11:00 am e tinha um post agendando para as 9:00. O post foi publicado no blog porém o email nao foi. O que acontece? Pode me ajudar?
    Grato,
    Junior

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  4. Junior: isso já aconteceu comigo também, mas para ser sincero com você, eu não tenho a resposta do que porquê isto acontece.

    O que eu posso fazer, é te aconselhar a programar os seus artigos para serem publicados antes do horário de envio que você especificou no Schedule Email Delivery.

    Isto funcionou comigo.
    Espero que ajude você!

    Agradeço a visita e o comentário.
    Forte abraço.

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  5. Oi Igor!! Eu de novo...
    Os posts estao ok!! Agora o problema é no feedburner.
    Fazem dois dias que o meu feedburner não está enviando os emails dos posts. Já me falaram que as vezes demora mesmo, mas acho q desta vez está demais. Os posts foram publicados normalmente e o email não foi enviado. Antes estava normal. Cadastrei o Google Analytics e depois disso notei que não envia. Não alterei nenhuma configuração nem no WP.
    Será que tem haver?

    Obrigado + uma vez.

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  6. Olá Junior.
    Seja bem-vindo novamente - pena que nessas condições, rsrs.

    O meu FeedBurner nunca demorou para entregar os e-mails não, sempre entregou no horário programado, e 2 dias com certeza é muito tempo!

    Não sei se entendi correto, mas quando você diz “WP”, está se referindo à plataforma WordPress, certo?! Se for isso, eu não entendo nada de WordPress, mas pelo o que me parece, não é possível adicionar o formulário do FB nele, veja este tópico do fórum de ajuda do FB.

    O que eu posso te sugerir pelo meu conhecimento, é:

    1. Entre na sua conta do FB, escolha o feed em questão, e vá em: Publicize > Email Subscriptions.

    No final da página, acima do botão Save, haverá um link chamado: “View Subscriber Details”, clicando nele, você verá todos os e-mails cadastrados na sua newsletter. Procure o seu e-mail e verifique se na coluna Status dele, está escrito “Active”.

    Se não estiver, você precisa confirmar o seu e-mail para voltar a receber a newsletter; para isto basta se cadastrar novamente.

    Se estiver escrito “Active”, clique no X para cancelar o cadastro, e tente cadastrar seu e-mail novamente.

    2. Verifique se os e-mails da newsletter não estão indo para a Lixeira ou para a pasta de Spam do seu provedor de e-mail.

    3. Tente queimar (cadastrar) o seu feed novamente. Para isto, acesse o feed que está dando problemas e clique na opção: “Delete feed”, que está localizada logo acima da aba Publicize.

    Depois de excluir o feed, tente cadastrá-lo novamente.

    Espero que algumas destas opções, resolva o seu problema.
    Forte abraço.

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  7. Olá! Quero dar os PARABÉNS em letras maiúsculas para este quem postou esta dica tão valiosa de forma tão clara e perfeita. É raro encontrar na web artigos que dêem um passo a passo tão bom e que façam, de fato, o widget funcionar perfeitamente.

    grande abraço e parabéns mais uma vez pelo ótimo site,
    Paula

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  8. Eu adorei a dica e o meu já está Lindo e maravilhoso funcionando! quero dizer.. hoje postei um e até agora não enviou... ele envia automaticamente? eu não preciso fazer nada demais???? Porque é muito estranho não ter ido...

    =[

    beijos

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  9. EU KIWI: sim, o envio é automático. A única coisa que você precisa fazer para receber o e-mail com o artigo, é cadastrar seu e-mail, e em seguida clicar no link de confirmação que será enviado para você, quando você se cadastrar. Isso já aconteceu algumas vezes comigo também. Verifique:
    - o horário que você escolheu para o envio, ou;
    - se o artigo não foi enviado para a lixeira ou para a pasta de spam do seu e-mail;
    Se o problema persistir, entre em contato novamente. Agradeço a visita. Volte sempre! Beijos.

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  10. Boa tarde, Igor.

    Gostaria de pedir um auxílio, por gentileza.

    Criei uma conta no feedburner para envio de newsletters referente as atualizações do meu blog.

    Segui todas as suas dicas, cadastrei meu e-mail como teste para receber as newsletters e fiz novos posts em meu blog.
    Mas não recebo as novas postagens atualizadas por e-mail.

    Já li algumas sugestões suas nos comentários acima onde algumas pessoas tiveram o mesmo problema que o meu. , infelizmente, nada funcionou.

    Não sei o que possa estar , será que vc poderia me auxiliar?

    Te agradeço desde já e aguardo um retorno.

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  11. Seja bem-vindo(a) em nosso blog: o envio da newsletter não é automático, o envio é feito no horário que você especificou. E tenha certeza de verificar a pasta de Spam e a Lixeira, pois os e-mails podem ser detectados pelo seu provedor de e-mail como uma ameaça. Eu tive algumas experiências parecidas com as suas, onde 2 artigos foram enviados 1 semana depois de serem publicados (creio que por um problema interno no FeedBurner), e outro artigo que foi parar na pasta de spam, fora estes casos todos os artigos foram entregues no horário que especifiquei. Qualquer dúvida entre em contato novamente.

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  12. Olá como faço para as pessoas receberem no e-mail somente o assunto da postagem ao inves do post todo com imagens e tals?

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  13. Juliane, para que as pessoas recebam somente um resumo (geralmente a introdução) do artigo você deve alterar as configurações do Blogger. Utilizando o novo painel de controle, acesse o menu Configurações e em seguida o menu Outro.

    Na seção Permitir feed de blog você pode escolher como deseja distribuir o seu feed, clique no ícone de interrogação que há à frente das opções para ver uma explicação de cada uma e escolha a que mais lhe agradar! Agradeço a visita e o comentário, volte sempre!

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  14. Artigo sensacional... me ajudou muito... rsrs... sobre a atualização dele no reodapé eu já havia visto a gadget de newsletter mas não havia inserido ele ainda em meu Blog porque ainda não entendia bem o que era tudo isso... seu artigo acima me explicou tudo e preferi fazer do jeito que ensinou aqui, afinal as configurações ficaram mais completas... abração e sucessos :)

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