[Blogger] - Novo recurso para colocar imagens no plano de fundo de blogs do Blogger

Como você já deve saber, a aparência de um blog pode ser um fator determinante para seu blog fazer sucesso ou não. Customizar a aparência de um blog, exige que o autor do mesmo possua conhecimentos em algumas linguagens para a web, tais quais: HTML, CSS, JavaScript etc. Mas o que fazer, quando o autor não possui esses conhecimentos? Para facilitar a customização do blog para pessoas iniciantes, a equipe do Blogger tem trabalhado bastante para fornecer diversas ferramentas novas. E nesse artigo eu explicarei para você como usar o novo recurso, lançado ontem, 31.07.2010, pela equipe do Blogger, que permite de maneira simples alterar a imagem de plano de fundo do blog.

Adicionando uma imagem como plano de fundo no Blogger


1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo e clique no botão Personalizar. Você será direcionado para o painel de customização do template, chamado de Designer de modelo, como ilustra a imagem abaixo.


2. Clique na aba Plano de fundo e depois na pequena seta localizada ao lado da imagem de plano de fundo, como ilustra a imagem abaixo.


3. Após clicar na seta, uma janela como a mostrada na imagem abaixo se abrirá.


4. Você pode escolher uma das diversas imagens disponíveis nas categorias existentes ou carregar uma imagem de sua escolha. Para isso clique na opção Fazer upload da imagem. A janela mudará e ficará como mostrada na imagem abaixo.


5. Clique no botão Selecionar arquivo, e abra a imagem que você quer, que deve ter no máximo 300kb de tamanho e estar no formato .JPG, .GIF ou .PNG. Depois de carregar a imagem, você verá o novo plano de fundo, como mostra a imagem abaixo.


6. Para finalizar, clique no botão Concluído. Note que aparecerão novas opções ao lado da imagem de plano de fundo, como mostra a imagem.


Confira logo abaixo pra que serve cada uma das opções que apareceram ao lado da sua imagem de plano de fundo.

Opção de Alinhamento


Através desta opção, você pode escolher o posicionamento da sua imagem de fundo, veja os exemplos abaixo para entender melhor. Imagine que cada quadrado cinza é a tela de um monitor:


Opção de Repetição


Através desta opção, você pode escolher se a imagem repetirá ou não, e em qual direção ela repitirá. Para entender melhor, veja a imagem abaixo:


Como você pode notar, ela é uma imagem simples. Agora simularemos as opções de repetição para que você entenda melhor como funciona esse recurso. Veja os exemplos abaixo e imagine que cada retângulo cinza é a tela de um monitor.

Não dividir em blocos
Esta opção indica que a imagem não deve repetir. Então, caso a resolução de tela do leitor seja maior do que o tamanho da imagem usada como plano de fundo, ele verá algo similar ao exemplo mostrado abaixo.


Bloco
Esta opção indica que a imagem deve repetir na horizontal e na vertical. Então, caso a resolução de tela do leitor seja maior do que o tamanho da imagem usada como plano de fundo, ele verá algo similar ao exemplo mostrado abaixo.


Dividir horizontalmente
Esta opção indica que a imagem deve repetir apenas na horizontal. Então, caso a resolução de tela do leitor seja maior do que o tamanho da imagem usada como plano de fundo, ele verá algo similar ao exemplo mostrado abaixo.


Dividir verticalmente
Esta opção indica que a imagem deve repetir apenas na vertical. Então, caso a resolução de tela do leitor seja maior do que o tamanho da imagem usada como plano de fundo, ele verá algo similar ao exemplo mostrado abaixo.


Opção de Rolar com a página


Esta opção permite que você indique se a imagem deve ficar parada quando o leitor descer a barra de rolagem do navegador, ou se a imagem deve descer junto com o blog. Para entender melhor veja o exemplo abaixo. Desça a barra de rolagem para ver o efeito e imagine que o quadrado cinza é a tela de um monitor.

Rolar com a página - marcado
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
        

Rolar com a página - desmarcado
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
      
        

7. Depois de configurar as opções como você quer, clique no botão Aplicar ao blog, localizado no canto superior direito do painel do Designer de modelo.

Este é sem dúvidas um ótimo recurso que foi adicionado pela equipe do Blogger à plataforma, e com certeza vai ajudar muitas pessoas a customizarem seus blogs sem a necessidade de recorrer à pessoas mais "experientes".

Com informações: Blogger in Draft.
Créditos da imagem: Dieggo.


Atualização — 19.08.2011 às 23h35
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger, e para atualização das imagens do artigo.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 22 comentários neste artigo!

  1. Gostei da nova função, mas não dá pra deixar uma imagem por inteiro?
    Tipo essa ai que aparece no primeiro e no segundo passo.

    ResponderExcluir
  2. Djo!: dá sim, basta você carregar uma imagem grande, veja a imagem do passo 4, o Blogger aconselha que sejam usadas imagens com 1800 x 1600 pixels ou maiores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas diz que a img é muito grande...

      Excluir
    2. Aconteceu o mesmo comigo.
      Olha, Alisson. Tá dizendo que é muito grande pelo tamanho da imagem, não pela dimensão, que deve ser até 300 KB. Ou seja, o tamanho da imagem não pode ultrapassar os 300kb.

      Excluir
  3. Ah...putz q fora q eu dei em, não tinha visto isso ai ^^'

    ResponderExcluir
  4. Olá, será que você pode me ajudar? No meu blogger não aparece a opção de fazer upload de uma imagem do meu computador. Ao invés da opção que você explicou super direitinho, tem SEM IMAGEM.

    Obrigada e espero respostas!

    ResponderExcluir
  5. Palavras, o luxo do meu silêncio: é como eu disse no final do post, este recurso só está disponível no painel do Blogger in draft, que é um painel criado pela equipe do Blogger, onde os usuários podem testar os novos recursos, antes de eles serem lançados oficialmente na plataforma.

    Para ter acesso a esse painel, é só fazer login no seu blog através desta página:

    http://draft.blogger.com/

    Espero que isso ajude.
    Agradeço a visita e o comentário.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado. Outro.

    Acessei o draft. O problema agora é: crio uma imagem 1800x1600 e quando coloco no picasa diminui de tamanho. copiei um fundo de um blog que tomou conta da tela de meu navegador completamente, baixei e fiz uploud para picasa e diminuiu.

    Quero fazer um fundo com corel draw ou photoshop. Fiz, salvei e não dá para colocar no modo que você explicou, pois dá "imagem muito grande"; salvo no picasa e diminui. Oh! Louco.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe o incômodo. Crio uma imagem 1800x1600 pixl como recomendado, mas o kb fica acima do pedido (300kb) conforme o passo nº 4 descrito na imagem que você colocou. Esse é o entrave também.

    ResponderExcluir
  8. Sergio Pereira (caletro): tentei fazer o upload de uma imagem com 1800x1600 no Picasa e realmente, ele reduz a imagem para: 1600x1422.

    Não sei te explicar porque isto acontece, este deve ser o tamanho máximo para imagens; entrarei em contato com a equipe do Blogger e qualquer novidade sobre isto, eu atualizo o artigo!

    Quanto ao tamanho da imagem em Kb, o que você pode fazer é mudar a taxa de compressão quando salvar a imagem em .JPG no Photoshop.

    Ao salvar a imagem no Photoshop, uma janela chamada: “JPEG Options” se abrirá; reduza o valor de “Quality” até que o tamanho da imagem fique igual ou menor à 300Kb. O tamanho aparece em tempo real abaixo da opção “Preview”.

    Espero que isso ajude.
    Agradeço sua visita e o comentário!

    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Orra, muito obrigada cara!<3

    ResponderExcluir
  10. Olá Le.
    Eu que agradeço a visita e o comentário!

    Volte sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. é pq realmente existem infinitas imagens de 1800x1600 q tem 300kb...

    ResponderExcluir
  12. Minha imagem está 1800x1600 e menos de 300 KB e continua dando aRQUIVO MUITO GRANDE, o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, isso realmente acontece. Eu mesmo não consigo enviar imagens com as dimensões sugeridas pelo Blogger, pois toda imagem enviado através da plataforma é hospedada no serviço PicasaWeb, da Google, e lá não é permitido imagens com essas dimensões. Creio que para essa informação, eles tenham se baseado em pessoas que possuem algum tipo de serviço de hospedagem, onde o usuário pode hospedar qualquer tamanho de imagem de acordo com o espaço contratado. A única coisa que posso te sugerir é que use imagens menores. Desculpe não poder ajudar efetivamente. Volte sempre.

      Excluir
  13. muito bom usei e absei as dicas

    ResponderExcluir
  14. amei a sua explicação... foi de muito bom gosto a ideia de tirar duvidas assim! Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Greyce, fico feliz que o artigo tenha sido útil para você, e espero que encontre muitos outros. Eu que agradeço o comentário e a visita. Volte sempre!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Muito obrigado Thayna! Agradeço os comentários e a visita, volte sempre! Um abraço. (:

      Excluir
  16. Você me ajudou muito nos meus primeiros passos com meu blog, muito obrigada!!!
    E Parabéns.

    ResponderExcluir