[Blogger - Hacks] - Como remover a barra de navegação do Blogger

Por padrão, todos os blogs criados através da plataforma Blogger, têm em seu topo a famosa barra de navegação do Blogger, também conhecida como: navbar. Esta barra de navegação, contém opções que ajudam os autores a acessarem de maneira rápida o painel de controle de seus blogs, facilitando a criação de novos artigos ou a edição do template. Ela contém também opções que ajudam os leitores, como por exemplo: uma caixa de busca, link para compartilhar o blog em redes sociais e até um link para denunciar os blogs que, por ventura, contenham conteúdo ilegal e/ou que violem os termos de uso do Blogger.

O grande problema, é que o Blogger não oferece nenhum tipo de opção para removê-la. A única opção disponível é a troca da cor, que eu já ensinei como fazer no artigo: como mudar a cor da navbar do Blogger. Como eu falei anteriormente, a inexistência de uma opção para removê-la leva muitos autores a utilizar códigos para escondê-la. Eu, pessoalmente, fui adepto à utilização destes códigos por um determinado tempo, pois mesmo ela sendo útil para algumas pessoas, muitas vezes não combina com as cores e/ou com o template de quem tem um layout personalizado, sem contar que ela deixa muitos blogs com um ar de "blog do Blogger", como diria a querida Juliana Sardinha, dona do blog Dicas Blogger.

Antes do Blogger sofrer algumas atualizações, era possível esconder a navbar simplesmente adicionando o seguinte código ao template:

#navbar-iframe {height:0px;visibility:hidden;display:none;}

...após adicionar este código a barra de navegação sumia, e o espaço que ela ocupava também sumia, fazendo com que o blog subisse um pouco, mas depois das atualizações que a plataforma sofreu, este código não funciona mais como deveria. Usando o código acima, a navbar ainda ficará invisível, porém, o espaço que ela ocupa continuará lá, ou seja, ficará um espaço vazio no topo do blog. Com o crescimento dos meus conhecimentos em CSS, eu "descobri" um novo código que resolve este problema. Veja como utilizá-lo nos passos descritos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2. Clique no botão Editar HTML para visualizar o código fonte do seu template. Em seguida clique dentro do código do seu template e pressione Ctrl+F para abrir a caixa de Busca do editor. Procure o código abaixo.

]]></b:skin>

3. Imediatamente acima deste código, adicione este outro código.

/* ----- Esconder a navbar do Blogger ----- */
 
.navbar {
    height:0px;
    visibility:hidden;
    display:none;
}


4. Por fim, clique no botão Visualizar e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo. Pronto, agora basta acessar a página inicial do blog e verificar se a navbar realmente sumiu. Para conferir outros artigos sobre a navbar, visite este marcador.

Atualização — 14.08.2011 às 23h45
O artigo foi atualizado para refletir mudanças realizadas no painel de controle da plataforma Blogger.

Atualização — 07.07.2012 às 02h55
Recentemente a equipe do Blogger adicionou uma opção nativa que permite remover a navbar de maneira simples e rápida. Caso você queira saber como removê-la utilizando esse novo recurso, visite nosso artigo sobre o assunto clicando neste link.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 3 comentários neste artigo!

  1. MUITO BOM... GOSTEII DEU CERTO MESMO!! PARABENS

    ResponderExcluir
  2. Igor, muitíssimo obrigada por existir! rs
    Já estou te seguindo...
    Abrço

    ResponderExcluir