[Serviços] - Como criar uma conta no site 4shared para armazenar arquivos

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, as pessoas se deparam com a necessidade de compartilhar arquivos através da Internet e de tê-los sempre a disposição onde quer que estejam. Isso se deu pelo fato de os meios convencionais já não atenderem mais às necessidades dos usuários. Uma vez que carregar diversos Pen-drives, HD's externos e dispositivos USB não é viável e gera um custo elevado dependendo da necessidade do usuário! Então, o que fazer nesses casos?

Felizmente, nos dias atuais existem sites que oferecem serviços conhecidos como "hospedagem de arquivos". Como o próprio nome sugere, esses sites são voltados ao armazenamento de arquivos na Web, ou seja, após fazer um cadastro o usuário pode enviar os arquivos para sua conta, e através de um link gerado automaticamente pelo site o usuário pode compartilhar tal arquivo com diversas pessoas, possibilitando que as mesmas possam fazer o download deste arquivo.

A vantagem de utilizar esses tipos de serviço, é que os mesmos podem ser utilizados para armazenar arquivos que sejam importantes, evitando que, num possível problema no computador do usuário, os arquivos sejam perdidos, e possibilitando que o usuário faça o download de tais arquivos novamente. Há também o detalhe que o arquivo pode ser baixado através de qualquer computador, e por qualquer pessoa que tenha permissão, facilitando o compartilhamento.

INFORMAÇÃO: alguns usuários utilizam tais serviços para guardar arquivos sensíveis (muito importantes), mas essa prática não é recomendável. A melhor maneira de manter seus arquivos importantes seguros, continua sendo salvá-los em mídias e dispositivos de armazenamento que apenas você tenha meios para acessá-los.

Existem diversos sites que oferecem esse tipo de serviço, e neste artigo eu mostrarei passo-a-passo como criar uma conta no site 4shared.

Criando uma conta gratuita no site 4Shared


1. Acesse o endereço http://www.4shared.com/ e na seção "Cadastre-se agora!" você verá diversas opções para se cadastrar no site. Você poderá usar sua conta do Twitter, Facebook ou Google (se achar conveniente), mas se você não tiver nenhuma conta nesses serviços, preencha os campos solicitados e clique no botão Inscrever-se. Como ilustra a imagem abaixo.


2. Após clicar no botão, você será direcionado para uma página onde verá uma mensagem como a ilustrada na imagem abaixo. Você deverá acessar o e-mail que você forneceu no momento do cadastro e clicar no link de confirmação que estará no e-mail enviado pelo site 4shared.


3. Após confirmar o seu e-mail você verá a seguinte mensagem: "Obrigado por verificar seu email. A verificação da sua conta 4Shared foi realizada com sucesso! Um espaço de armazenamento extra de 5GB foi adicionado à sua conta. Parabéns!".

ATENÇÃO: esse espaço extra de 5GB está sendo fornecido pelo 4shared até o momento em que estou escrevendo este artigo, porém, dependendo de quando você o esteja lendo, tal espaço extra pode não estar mais sendo distribuído!

A partir de agora você já poderá enviar os seus arquivos para o site e compartilhar com quem quiser de maneira rápida e simples! E você pode sempre pagar para obter um upgrade (melhoria) em sua conta, de forma a obter diversas vantagens e recursos que não estão presentes na versão gratuita.

INFORMAÇÃO: se você possui uma conta FREE (gratuita) no 4shared e deseja excluí-la, basta não acessá-la por 180 dias (6 meses) que ela será apagada automaticamente, assim como todos os arquivos hospedados nela.
Fonte: www.4shared.com/faq.jsp#q3


Prós do serviço


  • Cadastro rápido e fácil;
  • Permite cadastro através de outros serviços (redes sociais);
  • Permite busca de arquivos por tipo;
  • Aceita arquivos de diversos formatos;
  • Pré-visualização de arquivos de áudio, vídeo e imagem antes do download;
  • Sem limite de downloads diários;
  • Interface fácil de usar;
  • Bastante espaço de armazenamento (15GB plano FREE — até o momento em que estou escrevendo esse artigo).

Contras do serviço


  • Não possui suporte para downloads interrompidos;
  • Permitido apenas 3 downloads simultaneamente;
  • Excesso de publicidade e de botões nas páginas de download;
  • Contas FREE são excluídas se não acessadas durante 180 dias (assim como os arquivos).

Para conhecer outros sites que oferecem o mesmo tipo de serviço, visite o marcador hospedagem de arquivos. E se você conhece outro serviço que não tenha sido divulgado aqui no blog, participe deixando um comentário.

Atualização — 03.08.2011 às 03h30
O artigo foi atualizado para inclusão de informações, reformulação do texto e realização de correções gramaticais.

Atualização — 02.04.2012 às 18h25
Artigo atualizado devido a uma mudança na estrutura (layout) do site 4shared.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 2 comentários neste artigo!

  1. Muito bom esse tutorial, me ajudou muito, vlw amigo!

    ResponderExcluir
  2. Tutorial muito útil , como sempre, parabéns manolo...

    ResponderExcluir