[Blogger - Customização] - Como alterar a descrição do blog nos resultados de pesquisa do Google

Você já deve ter percebido que quando pesquisamos algo no Google Search, ele nos mostra uma lista imensa com sites que tenham conteúdo relacionado ao que estamos procurando. E você já deve ter percebido também que abaixo de cada site (ou página) aparece uma pequena descrição sobre o mesmo. Porém, na maioria das vezes, a descrição não é exatamente o que o dono do blog quer, ou é algo que não chama muito a atenção das pessoas, ou não valoriza o artigo.


O Google Search cria essas descrições baseado em várias fontes de informações, que podem ser: partes de um texto retiradas do próprio blog ou de um artigo, ou de uma meta tag. No entanto, o Google Search prefere dar prioridade às meta tags — isso quando se é especificada uma. E é através dessas meta tags que podemos mudar a descrição que aparece nos resultados de pesquisa.

No artigo de hoje, veremos como alterar essa descrição. O processo é muito simples, e será necessário apenas adicionar um pequeno código ao template do blog. Siga os passos abaixo.

1. Faça login no Blogger e acesse o painel de controle do seu blog, depois vá no menu Modelo, clique no botão Fazer backup / Restaurar e faça uma cópia de segurança do seu template clicando no botão Fazer download do modelo completo.

2. Clique no botão Editar HTML para visualizar o código fonte do seu template. Em seguida clique dentro do código do seu template e pressione Ctrl+F para abrir a caixa de Busca do editor. Procure o código abaixo.

<title><data:blog.pageTitle/></title>

3. Imediatamente acima dele adicione esse outro código.

<meta content='Descrição que você quer para o seu blog' name='description'/>

Mude apenas a parte que foi destacada em vermelho. Não escreva uma descrição muito longa, limite-se a 160 caracteres, e tente ser o mais direto possível sobre o que o seu blog oferece.

4. Para finalizar, clique no botão Visualizar modelo e, se estiver tudo certo, clique no botão Salvar modelo.

Este código, serve para mudar apenas a descrição do blog, mas existem outras meta tags que você pode usar em conjunto com a que foi citada acima para melhorar a indexação e o posicionamento do seu blog nos mecanismos de busca.

INFORMAÇÃO: devido à quantidade de páginas que são adicionadas todos os dias à web, o Google Search pode demorar alguns dias para atualizar a descrição do seu blog nos resultados de pesquisa.

Para mais informações sobre meta tags, visite esse tópico de ajuda do Google. E recomendo também, que leia estes dois artigos:

Atualização — 03.08.2011 às 05h20
O artigo foi atualizado para correção de informações, links quebrados, e para atualização dos passos do tutorial para refletir mudanças realizadas no painel de controle do Blogger.
É terminantemente proibida a cópia de nossos artigos sem nossa expressa autorização!
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal brasileiro e na Lei 9.610/98.
As informações contidas neste artigo estão desatualizadas? Notifique-me! Editar artigo
Igor Sousa é dono e criador do blog Hdblog (antigo Bloggando Na Web). Tem 24 anos, é paulistano e atualmente cursa o 8° Semestre em Ciências Contábeis. Blogar era apenas um modo de melhorar sua redação de texto, mas unida a sua vontade de ajudar as pessoas passou a ser um hobby.

Foram postados 4 comentários neste artigo!

  1. Valeu Igor!
    Obrigado por este post!
    Desta eu não sabia!

    ResponderExcluir
  2. No meu não deu certo :/ ja tentei várias coisas mas mesmo assim não deu certo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo: A mudança não é imediata, você precisa esperar alguns dias até que o Google Search atualize a descrição do seu blog.

    ResponderExcluir